Clássico | Diva (José de Alencar)

20160315-diva

Depois de tantos anos sem ler uma obra típica do Romantismo brasileiro, a experiência de leitura de Diva (1864) deve me valer, ao menos, um singelo comentário neste espaço.

Que interessante foi, depois de tanto tempo, deparar-me como leitora com a prosa de José de Alencar (1829-1877) que, muito longe de banalizar as relações amorosas, antes idealiza em níveis estratosféricos o amor em si.

A jovem Emília é a heroína que sucede Lúcia (de Lucíola (1862)) e precede Aurélia (de Senhora (1875)). Elaborando a protagonista de Diva, Alencar “treina” a construção de uma personagem feminina, rica e que, a princípio, não toma conhecimento dos assédios masculinos, faz pouco de seus pretendentes e está disposta a estabelecer o conflito consigo mesma em relação aos seus sentimentos e à maneira sobre como lidar com eles. O auge desse processo será, sem dúvida, alcançado com Aurélia, que ainda trará consigo, como respaldo para suas atitudes, o enfrentamento de um problema de inferioridade social que problematiza com mais profundidade o seu contato com o amor.

Com Diva, José de Alencar usa de recursos narrativos interessantes e também estabelece um vínculo intrigante entre seus perfis femininos urbanos. A história é contada por meio de carta de Augusto, o pretendente de Emília, a Paulo, amante de Lúcia em Lucíola. Bastante inovador, no contexto daquele momento, essa relação entre personagens de enredos diferentes (os dois rapazes ficam amigos em uma viagem de navio após o romance de Paulo com Lúcia), bem como essa forma de contar a história, que acaba incluindo o leitor na intimidade dos amigos, como participante espectador da trama que se desenrola sobre o relacionamento de Augusto e Emília.

Diva
José de Alencar
Editora Ática
Décima edição – 1998 (Cotejado com a terceira edição revista pelo autor em 1875)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s