Série | Tokyo Diner, Midnight Stories

mv5bzdu5ntnhztctyty2ms00nzjjlthlogytyzi1zjflnjgzmwiyxkeyxkfqcgdeqxvynjyzmda4mti-_v1_uy268_cr40182268_al_

Uma pequena nota sobre esse seriado tão singelo. A concepção de Tokyo Stories… me lembrou demais a ideia do mangá Gourmet (já resenhado aqui), de Jiro Taniguchi & Masayuki Qusumi. E me trouxe ainda mais lembranças dos anos em que trabalhei em um jornal para a comunidade japonesa no Brasil. Toda semana, publicávamos uma receita de culinária asiática no suplemento de variedades (no qual eu trabalhava). Ou seja, muita memória afetiva e profissional envolvida.

A ideia dos episódios é simples: o pequeno restaurante do “Mestre” – forma pela qual o protagonista é referido pelos frequentadores – é o ponto de partida para as mais diversas histórias que, em episódios de menos de 30 minutos cada, contam um pouco da vida de seus clientes. O Tokyo Dinner funciona da meia-noite às 6 da manhã e, apesar de ser um estabelecimento trivial para os padrões da culinária japonesa, tem público fiel.

O segredo da série, aliás, está na simplicidade, nas histórias do dia a dia de uma sociedade asiática tipicamente moderna, com suas peculiaridades e seu interessante hábito de relacionar o ritual da alimentação do prato favorito a um grupo de memórias afetivas que confere à série um grupo de episódios com histórias bastante interessantes. A comida favorita é o fio condutor de capítulos importantes de cada personagem que dá o tom de cada episódio de Tokyo Diner – Midnight Stories.

Relação dos episódios:

lamen;
corn dog;
tonteki;
omuraisu;
tamago;
umeboshi e vinho de ameixa;
fondue chinês;
– batata-doce refogada;
– presunto empanado;
– macarrão de ano-novo.

Para quem quiser entender mais sobre no que consiste cada prato listado acima, recomendo pesquisa no site do jornal ontem eu trabalhei, o Nippobrasil, que conta com uma seção bem legal sobre culinária oriental.

Trata-se de uma ótima série para encerrar um dia atribulado, com uma pegada sensível e que cria com o espectador uma relação que o faz aguardar, com o grau ideal de ansiedade e espera, as próximas temporadas.

Tokyo Diner, Midnight Stories/Shinya Shokudo
Criação: Yaroo Abe
Ano: 2009
País: Japão/EUA
Gênero: Drama
Duração – Temporada 1: 10 episódios (cada um com duração de 25 minutos em média)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s