Breves comentários – Agatha Christie: Treze à mesa

treze-a-mesa

O enredo desse livro é bastante didático. Ao longo das páginas e no decorrer dos acontecimentos, Hercule Poirot vai organizando a solução do enigma em perguntas que precisam ser respondidas para a descoberta do assassino. E trata-se de um assassino bastante ousado, inescrupuloso e frio, com três vítimas no decorrer da história.

Quando o criminoso se dispõe a cometer um crime, a primeira coisa com que se preocupa é em ludibriar. Quem ele procura ludibriar? A imagem que tem na ideia é a do homem normal. No fundo, é provável que tal coisa não exista… que seja uma abstração matemática.” (pág. 128)

O mais interessante é que, mesmo sendo essa trama tão didática, eu não consegui desvendar o mistério, muito pelo contrário, tudo é bastante complexo; coerente, mas extremamente complexo. Há tantos indícios e tantos suspeitos! Esse livro é dos que mais exploram a questão de personalidade dos personagens, o psicológico envolvido na execução de crimes – aliás, a análise psicológica é o maior recurso da investigação de Poirot e, mais uma vez, isso se mostrou eficaz no esclarecimento dos fatos.

O título da história parte de uma estranha superstição, de que, quando estão 13 pessoas à mesa, a primeira delas a se levantar é a que vai morrer. Assim, desenvolve-se uma linha de raciocínio engenhosa, porém ilusória. Cabe a Poirot abrir os olhos de seu amigo, o Capitão Hastings (o narrador da história) e fazê-lo compreender a verdadeira trama, afastando os dados falsos dos dados verdadeiros. Sem dúvida, um bom livro, capaz de reviravoltas e com um fim surpreendente!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s