Tag Livros | O casamento

0b7738a0-4470-483e-9373-7a8581472359

Uma das coisas interessantes que a Tag Experiências Literárias me proporcionou, ao longo do um ano de assinatura que fiz, foi a aproximação com a obra de Nelson Rodrigues. No mês de agosto de 2016 eu recebi em casa um exemplar de O casamento, único romance de Rodrigues assinado por ele, indicado pela curadora daquele mês, a escritora e tradutora Heloisa Seixas. Por se tratar de mais um livro que certamente me tiraria da zona de conforto e que provavelmente eu não compraria, parti para a leitura completamente sem saber o que esperar.

O casamento é um romance relativamente curto, de 262 páginas e 28 capítulos, de narrativa fluida e dinâmica. A ação se dá nas 24 horas que antecedem o casamento de Glorinha, filha caçula de Sabino, empresário do ramo imobiliário. Tudo corre bem, até que Sabino recebe a visita do ginecologista da filha, o qual traz a bombástica notícia das tendências homossexuais do noivo da moça.

A história mescla toques de ironia, humor e também pode chocar, porque o autor não poupa ninguém no retrato da sociedade carioca que traça ao longo das páginas, incrementando a história com assassinato, incesto e adultério. Nelson Rodrigues estabelece um ritmo de leitura intenso, que estimula o interesse do leitor, e culmina com um desfecho completamente inesperado, porém muito coerente com a linha de raciocínio do enredo.

O casamento
Nelson Rodrigues
Nova Fronteira
2016
269 páginas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s