Arsène Lupin | Ladrão de casaca

capa_Arsene_Lupin.indd

Eu sempre gostei de ler livros policiais. Admiro vários detetives do universo literário e frequentemente leio algo desse gênero. Só que Arsène Lupin me possibilitou enxergar as situações pela ótica do ladrão, e isso, além de inusitado, foi bastante interessante.

Uma coisa é certa: não se trata de um ladrão qualquer. É O ladrão. De luxo, sofisticado, inteligente. Durante a leitura desse pequeno volume, pensei várias vezes em quão interessante seria uma aventura que pusesse detetives da estirpe de Hercule Poirot, Jules Maigret, Sherlock Holmes e Sam Spade à caça de Arsène Lupin. Seria no mínimo um jogo de capacidades singulares.

Em Arsène Lupin – Ladrão de casaca, Maurice Leblanc oferece ao leitor um belo panorama sobre seu personagem. Com nove elaboradas histórias – com direito a uma sátira à maior criação de Arthur Conan Doyle sob o nome de “Herlock Sholmes” – é possível entender como Lupin se tornou Lupin, isto é, como se tornou o famoso ladrão, por que ele rouba e o que o motiva, com informações suficientes para fazer até mesmo com que o leitor torça por ele.

Vamos tentar a sorte e permanecer”, pensei. “A partida é difícil de ganhar, mas divertida de jogar. E o que está em jogo vale a pena.” (pág. 82)

Fiquei bastante curiosa para ler outras aventuras desse ladrão especial. O código de conduta de Arsène Lupin, pelo que pude concluir no fim desta primeira leitura, inclui a não agressão e, consequentemente, também é contra mortes. Seu alvo principal são os roubos de objetos de alto valor, especialmente joias, peças de arte e alguns itens mobiliários, dependendo da ocasião – seus planos são muito engenhosos e, sem dúvida, valem outras leituras.

Arsène Lupin – Ladrão de casaca
Maurice Leblanc
L&PM Editores
Tradução de Paulo Neves
2012
207 páginas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s