Galeria | A Liberdade guiando o povo

eugc3a8ne_delacroix_-_la_libertc3a9_guidant_le_peuple

Este é o quadro mais famoso de Ferdinand-Victor-Eugene Delacroix (1798-1863) e, provavelmente, o mais emblemático da história da França. Sua composição, suas cores, seu tema, tudo remonta a esta, que é uma das civilizações mais poderosas do Ocidente.

Eu sempre pensei que A Liberdade guiando o povo se referisse à Revolução Francesa – mas, é claro, estava enganada. Ele representa um momento da revolução de julho de 1830 em Paris, também conhecida como “Os Três Dias Gloriosos”, cujo objetivo era depor Carlos X, monarca da Família Bourbon. Em seu lugar, assumiu Luís Felipe, Duque de Orléans e participante da Revolução Francesa.

A Liberdade, a mulher de peito nu, segurando a bandeira da França em uma mãe e um rifle na outra, em destaque no quadro, concentra todos os olhares. É ela que chama o povo, trabalhador e burguês (veja as duas figuras masculinas à esquerda), rumo ao engajamento, à luta. A partir dela, estabelece-se um fascinante jogo de luz e sombra e uma distribuição de imagens triangular.

A composição do quadro é clássica em traços, pré-impressionista, e repleta de metáforas. As cores da bandeira francesa também se distribuem como índices pelo quadro e valorizam a alegoria nacionalista que procura unir, pelo vínculo estético, o idealismo francês, o romantismo harmonioso e a ideia de representação da luta.

A Liberdade guiando o povo
Artista: Eugène Delacroix
Localização: Museu do Louvre, França
Ano: 1830

Anúncios

Um comentário sobre “Galeria | A Liberdade guiando o povo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s