Breves comentários – Agatha Christie: Os quatro grandes

os_quatro_grandes_1246207017b

Mas que livro singular! De fato, merece uma menção especial entre toda a produção da Dama do Crime. Os quatro grandes apresenta uma série de peculiaridades em sua trama, e isso torna seu enredo algo digno de nota. A narração da história é feita pelo Capitão Hastings (o melhor amigo de Poirot), o que já confere um tom no mínimo humorístico à trama. Sua ingenuidade estabelece um contraponto incrível à personalidade astuta de Poirot. Fiz uma breve pesquisa e lembrei que já li outros três livros contados pela ótica de Hastings: O misterioso caso de Styles, Assassinato no campo de golfe e Os crimes ABC.

Um ponto muito interessante dessa leitura foi que, pela primeira vez (que eu me recorde), vi Poirot ter sua vida diretamente ameaçada pelo inimigo. E, dessa vez, são quatro mentes criminosas as quais o pequeno e brilhante detetive belga precisa confrontar. Isso faz com que, em um determinado momento da história, um artifício realmente impressionante surja no livro: dois Poirots!!! Não vou dar mais spoilers aqui, mas foi simplesmente espetacular esse recurso e a forma como isso se desenvolveu no decorrer da trama – sem dúvida, constituiu um diferencial entre tantos livros escritos por Agatha Christie.

Por fim, outro ponto que merece bastante destaque é o fato de que esse livro é repleto de referências históricas, não apenas em relação a eventos como a Revolução Russa, por exemplo, como também a personalidades como Marie Curie. Também é válido enquanto curiosidade o fato de que esse livro foi escrito em 1927 e já cogita o perigo da energia atômica por meio das experiências de Madame Olivier, a qual ficticiamente, seria a sucessora de Marie Curie no mundo das ciências. A Dama do Crime, de fato, foi uma mulher à frente do seu tempo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s