Cinema oriental | Depois da tempestade

330536

Uma nota rápida sobre um filme singelo, interessante, sentimental, porém sem ser piegas. Depois da tempestade (Umi yori mo mada fuka) é o mais recente trabalho do altamente produtivo diretor do cinema contemporâneo japonês Kore-eda Hirokazu e foi integrante da 40a Mostra de Cinema Internacional de São Paulo – aliás, premiado como Melhor Filme Internacional nessa ocasião.

O enredo – abrilhantado pela excepcional atuação da veterena Kirin Kiki como mãe do protagonista Ryota (Hiroshi Abe) –é centrado na questão dos laços familiares. Apesar de simples, a história não é óbvia. Há o rompimento familiar, motivo principal da necessidade do restabelecimento das ligações parentais, mas não há a espetacularização do sofrimento– algo tão recorrente no cinema hollywoodiano. Há diálogos poéticos, mas sem pieguice, o que constitui uma das principais virtudes do filme.

A linguagem encontrada por Kore-eda para tratar de um assunto a princípio tão trivial é bastante interessante, com uma lógica cinematográfica que explora os planos mais longos e o silêncio das cenas, o que, consequentemente, dá mais espaço para o espectador atribuir mais significado ao enredo. Com isso, o diretor conserva heranças estéticas importantes do cinema de ouro japonês, mas consegue mesclar pitadas da modernidade social do Japão, explorando temas negativos, porém familiares ao seu povo, como o vício pelos jogos de azar, por exemplo.

Há humor, há uma boa construção da história e há, sobretudo, delicadeza. Depois da tempestade é um filme sensível e, ao mesmo tempo, desafiador, na medida em que se despe dos excessos e assume uma estrutura simples para buscar proximidade com o espectador.

Ficha técnica
Direção: Kore-eda Hirokazu
Ano: 2016
País: Japão
Gênero: Drama familiar
Duração: 118 minutos
Elenco: Hiroshi Abe, Kirin Kiki, Yoko Maki

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “Cinema oriental | Depois da tempestade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s