Maigret | O finado Sr. Gallet

maigret_sr_gallet

Puxa, Maigret, que história triste, a do Sr. Gallet! Realmente, no fim da leitura, fiquei compadecida desse homem. No geral, até aqui, de fato as investigações de Maigret não se deparam com episódios muito felizes, é verdade, mas a trajetória de Émile Gallet ganhou de todos os livros que li com o comissário até o momento.

Durante essa leitura, um fato que me chamou a atenção foi a onisciência do narrador. Até então, eu não tinha me dado conta de como essa característica é marcante na trama. Neste livro, especificamente, achei que esse traço narrativo fez toda a diferença. O narrador se confunde com o protagonista, as informações da investigação e as percepções de Maigret, muitas vezes, são levadas ao leitor pelo narrador, e não pelo discurso direto do comissário.

Ao mesmo tempo, também me intrigou a investigação intuitiva de Maigret, muito embora neste quinto livro já tenha se consolidado para mim a racionalidade desse personagem. Contudo, destaco um trecho no qual o comissário se deixa dominar pela superstição e pelo instinto:

“Enfim, cedendo a um sentimento mais supersticioso que científico, havia posto a fotografia de Émile Gallet na lareira de mármore negro enfeitada com um castiçal de cobre.” (pág. 61)

Em síntese, a partir de uma trama que, desde o início, não faz o menor sentido – Émile Gallet não era quem parecia ser e levava uma vida dupla –, Maigret sofre, debate-se com suas concepções e certezas para, alcançando a solução do mistério, mais uma vez, ter a coragem de não tomar a decisão legalmente mais correta, porém de optar pela decisão mais humana.

O finado Sr. Gallet
Georges Simenon
Tradução de Eduardo Brandão
Companhia das Letras
2015 – 152 páginas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s