Breves comentários Agatha Christie – O segredo de Chimneys & O mistério dos sete relógios

osegredodechimneys

Eu fiz uma confusão geral com o livro que havia separado para a próxima leitura do Projeto Agatha Christie. Inicialmente, eu tinha escolhido O mistério dos sete relógios – achei o título instigante. Entretanto, no decorrer da leitura, fui percebendo uma série de referências a um livro anterior de Dame Agatha, chamado O segredo de Chimneys (o qual eu ainda não havia lido). Lá pelo capítulo 15 de O mistério dos sete relógios, eu já não aguentava mais as referências ao livro precedente e decidi interromper a leitura para pegar O segredo de Chimneys. Para mim, não há dúvida de que ler os livros na ordem correta funciona muito melhor para a compreensão das tramas – quando há interligações, é claro. Assim, parei tudo e fui para o livro anterior.

Em comum, as duas histórias têm não apenas o cenário (a imponente propriedade chamada de Chimneys, herança de uma família poderosa, de origens nobres e títulos hierárquicos) e vários personagens.

Se em O mistério dos sete relógios a ação demora um pouco para se desenrolar – começa como uma história mais descompromissada –, em O segredo de Chimneys os contornos de uma elaborada trama internacional envolvendo um país fictício e vários segredos de Estado já se desenham logo nas primeiras páginas, imprimindo um ritmo intenso ao enredo. Contribui para isso as características do protagonista deste livro, Anthony Cade, muito carismático e aventureiro, que impõe uma dinâmica imediata à história.

misterio_sete_relogio_9788525429292_9788525428325_mEm comum, as duas tramas têm a presença do Superintendente Battle, que conduz as investigações (não necessariamente da mesma forma) nos dois livros. Algo interessante que me ocorreu no decorrer dessas duas leituras foi a constatação da semelhança entre Battle e o Comissário Jules Maigret, famoso detetive criado pelo belga Georges Simenon. Como também estou lendo as aventuras de Maigret, rapidamente me chamou a atenção o traço calado, o porte avantajado e a forma de trabalho que aproximam Battle e Maigret. O curioso foi que, no ano passado, li Hora Zero (em minha opinião um dos melhores livros de Agatha Christie), também com a participação do Superintendente Battle, mas a sua semelhança com Maigret não me ocorreu – provavelmente porque, àquela altura, eu havia lido apenas um livro ou dois protagonizados pelo comissário francês. Fato é que Dame Agatha não pode ter “bebido na fonte” de Simenon, porque Battle foi criado antes de Maigret – o inverso, entretanto, é possível.

Outro ponto que me chamou a atenção na interligação de O segredo de Chimneys e O mistério dos sete relógios foi a participação comum de alguns personagens que não são os detetives conhecidos de Agatha Christie. Isto é, além do Superintendente Battle (que está em outros livros da autora), os seguintes personagens “civis” participam dos dois livros: Lady Eileen Brent (Bundle); Bill Eversleigh; Tredwell (mordomo dos Caterham); George Lomax; e Lorde Caterham. Francamente, eu não me lembro de se repetir em outros livros da Rainha do Crime essa participação de personagens “comuns”: geralmente, repetem-se as participações dos investigadores, como Poirot, Miss Marple, Ariadne Oliver, Superintende Battle, enfim. O interessante dessa ideia foi que ela funcionou, os dois livros são muito bons, e os personagens que se repetem são cativantes, ou seja, foi um acerto da autora retomá-los anos depois – O segredo de Chimneys é de 1925 e O mistério dos sete relógios é de 1929.

Mais adiante, pretendo escrever um post que será meio que um panorama das leituras que fiz até o momento neste Projeto Agatha Christie, mas adianto que estes dois livros, até o momento, merecem destaque entre as melhores obras da autora, tanto por suas peculiaridades como também por suas tramas inteligentes e surpreendentes.

Deixe um comentário

