Irmãos Encrenca | O enigma do Autódromo de Interlagos

659411-mlb20575228610_022016-y

Esta é a segunda aventura dos chamados “Irmãos Encrenca”: Marco, Eloís e Isabel, sobre os quais já comecei falando no primeiro post publicado aqui, sobre o primeiro livro protagonizado por esse trio criado por Stella Car: O caso da estranha fotografia.

A releitura de O enigma do Autódromo de Interlagos me deixou bastante empolgada. Fico muito contente quando releio algum livro e continuo a enxergar nele a magia que vi na primeira leitura. Isso tem acontecido com essas aventuras dos Irmãos Encrenca. Arrisco dizer que este segundo livro é bem superior à primeira aventura de Marco, Eloís e Isabel, com pitadas de trama internacional, misturadas ao ambiente (hoje bastante retrô) das corridas de Fórmula 1, tudo com bastante humor, toques de espionagem e uma narrativa eletrizante. Stella Carr foi uma de nossas maiores autoras infantojuvenis e realmente é lamentável que as novas gerações não conheçam suas histórias.

Um traço bastante interessante – recurso utilizado pela autora já em O caso da estranha fotografia – é o emprego de diferentes focos narrativos, intitulados de “Reconstrução dos fatos”, ou “Depoimento de Marco à Polícia Federal” e por aí vai, conferindo um ar misterioso ao enredo e prendendo a atenção dos jovens leitores. É muito inteligente essa forma de desenrolar a trama, pois ela não apenas dinamiza a história, como também vai habituando o leitor a identificar diferentes narradores (ainda que identificados em um primeiro momento) em um mesmo texto.

Além disso, todo o mérito para a imaginação da autora, que alinhavou muito bem a fantasia de uma teoria física que poderia revolucionar o mundo científico com fatos verídicos ocorridos no Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 do ano de 1977, corrida histórica, marcada por vários acidentes. Gostei da participação de Isabel, que, neste livro, teve uma visibilidade maior do que na primeira aventura, e outro ponto forte é a química impagável dos garotos Marco e Eloís, muito verossímeis como irmãos e ainda mais engraçados por usarem termos e gírias do Brasil dos anos 70, algo que já não faz mais parte da nossa realidade – muita nostalgia!

No próximo post sobre os Irmãos Encrenca, o terceiro livro da série: O incrível roubo da loteca.

O enigma do Autódromo de Interlagos
Stella Carr
Editora Moderna
94 páginas – 1992 (5ª edição – lançamento: 1977)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s