HQ | Uma morte horrível

1351-20160426093030

Uma nota rápida sobre esse trabalho interessante da francesa Pénélope Bagieu: que leitura surpreendente. De forma descompromissada e, portanto, despretensiosa, ela consegue contar uma história inusitada de maneira leve, com cores agradáveis e um traço gracioso.

Sua protagonista, Zoé, é uma garota sem noção, que só deseja um emprego de verdade, um apartamento mais confortável e um parceiro mais interessante do que o seu namorado desempregado e mal-humorado. Seu envolvimento com o escritor Thomas Rocher acontece da forma menos convencional possível e esse é o centro da história.

O ponto alto da estrutura dessa HQ é o desenvolvimento da ideia, que ocorre de forma bastante coerente, respeitando a estética “nem aí” – a escolha da fonte para os balões e o traçado dos diagramas das páginas são indícios dessa intenção de se distanciar do aspecto técnico-conservador em termos de quadrinhos para buscar uma aproximação com um processo de criação bastante artesanal, o que confere autenticidade ao trabalho.

Pénélope consegue ser bastante eficiente para armar as bases de um argumento que parece ter como objetivo maior causar a surpresa com um desfecho completamente inesperado. O fluxo de leitura da HQ, em si, é até um tanto moroso, porém a artista consegue prender a atenção do leitor lançando mão de recursos como um ritmo de sucessão de acontecimentos intrigantes, aliado a uma estética bastante agradável. O resultado disso é um clímax muito bem pensado, que provoca uma inevitável reação de surpresa no leitor. Uma boa dica de leitura para aqueles que se interessam por diferentes tendências do universo dos quadrinhos.

Uma morte horrível
Pénélope Bagieu
Tradução de Fernando Scheibe
Editora Nemo
126 páginas
2016

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s