Galeria | As Senhoritas de Avignon

3467-1

Esse quadro, obra-prima de Pablo Picasso, é algo de revolucionário. Marco da vanguarda cubista e da pintura abstrata, As Senhoritas de Avignon proporciona momentos de extremo interesse no processo de fruição de um grande quadro.

Para mim, o que chama a atenção nesse quadro é a maneira extraordinária pela qual o pintor consegue mesclar os corpos das mulheres com o fundo. O resultado disso é a formação de imagens geométricas que caracterizam o Cubismo, daí a importância desse trabalho de Picasso. As mulheres têm traços abrutalhados, uma delas, inclusive, usa uma máscara do tipo africana, e insinuam-se abertamente ao espectador. Elas o olham de diferentes ângulos, mas, aparentemente, com igual interesse.

Trata-se de uma releitura da realidade. Em exposição recente, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, uma frase sobre a fase cubista de Picasso destacou-se para mim. Ela dizia algo como: “O artista tem em mente representar as coisas não como elas se apresentam ao olho, mas como elas se mostram ao intelecto”. Para mim, ela define de maneira bastante eficiente essa interpretação extremamente irregular da realidade, que se consolidou como um dos quadros mais importantes do século XX.

Curiosidade: alguns textos sobre essa obra explicam que, para elaborá-la, Picasso baseou-se em cinco moças que trabalhavam em um bordel da Rua Avignon, em Barcelona.

Infelizmente, sei menos sobre artes plásticas do que eu gostaria, mas esse quadro de Picasso me remete a Cinco Moças de Guaratinguetá (1930), de Di Cavalcanti – um quadro sobre o qual eu ainda vou falar neste espaço.

As Senhoritas de Avignon
Artista: Pablo Picasso
Localização: Museu de Arte Moderna de Nova York, EUA
Ano: 1907

Anúncios

Um comentário sobre “Galeria | As Senhoritas de Avignon

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s