Releitura | Os Telecaramujos

6dbac94518e7a6fe9c70260a6969314ee4637aa3

Tenho memórias afetivas muito fortes em relação a esse livrinho. Eu o li pela primeira vez aos 10 anos, em uma circunstância que eu nunca esqueci.

Naquela época, era novidade nas salas de aula as bibliotecas de classe. E, logo no início das aulas, a professora havia organizado a nossa biblioteca, mas, por falta de dinheiro, eu ainda não havia trazido um livro para contribuir no acervo. Por causa disso, fiquei entre as últimas crianças a escolher um livro nas primeiras semanas de aula. Quando chegou a minha vez, escolhi entre o que havia sobrado e encontrei Os Telecaramujos. Levei o livro para a casa pensando: “antes isso do que nada” – sempre gostei muitíssimo de ler, e o meu maior medo era ficar sem nada para levar para a casa.

Apesar de ter achado a capa muito bonitinha, assim como as ilustrações internas, eu não tinha lá grandes expectativas quando à história. Contudo, qual não foi a minha surpresa, durante a leitura, quando percebi que o enredo era bem criativo! Com quase 50 páginas e as charmosas ilustrações de Helena Alexandrino, devorei o livrinho em uma noite, envolvida pela trama de duas meninas, as primas Teca e Mariana, que fazem amizade com uma sereia-menina na praia Tururi e passam a desvendar os segredos dos “telecaramujos”, os “telefones marinhos”.

Hoje, muitos anos depois da primeira leitura, encontrei exatamente a mesma edição que li aos 10 anos na Estante Virtual, e reli, com muito carinho e boas lembranças, essa pequena historinha, achando muito divertida a ingenuidade dessas crianças.

Em tempo: assim que pôde, minha mãe comprou um volume de poemas da série Para Gostar de Ler, da editora Ática, para eu doar à biblioteca de classe. Boas lembranças de uma infância nem sempre fácil, mas bem feliz!

Os Telecaramujos
Maria Heloisa Penteado
Ilustrações de Helena Alexandrino
Editora FTD
1989

Deixe um comentário

