Rio 2016 | “Leituras olímpicas”

597537_infograficos-olimpicos-729061_m1_636009757451974000

As Olimpíadas brasileiras vêm aí. À parte questões sociais e econômicas – que já causam polêmica suficiente sobre a capacidade de o Brasil realizar um evento de proporções planetárias com a devida competência, à revelia de toda a crise institucionalizada, nesta semana, indico duas leituras para quem gosta de esportes e quer entrar “no clima” dos jogos.

Pela Panda Books, o jornalista Marcelo Duarte – autor da série Guia dos Curiosos – lançou, neste ano, Infográficos Olímpicos, um levantamento de dados e curiosidades que envolvem todas as Olimpíadas realizadas até aqui, com informações preciosas sobre o desempenho dos países e as mudanças ocorridas ao longo do tempo – sem deixar de lado as edições Paralímpicas dos jogos, o que é mais interessante.

Para quem não é muito familiarizado com a linguagem jornalística/editorial, infográfico é um recurso moderno, relativamente novo e bastante utilizado em publicações (tanto impressas quanto on-line), pelo qual é possível passar informações com o uso de fotos, figuras, diagramas, tabelas etc., tudo com cores, fios e muita dinâmica, tornando a leitura um processo bastante ágil e interessante. Geralmente, os infográficos são complementos de textos principais – as matérias jornalísticas. No caso desse livro de Marcelo Duarte, eles são o texto, ou seja, todas as informações – à exceção de uma breve apresentação redigida pelo autor – são passadas por meio de infográficos.

O tratamento gráfico do livro é impecável. Visual, acabamento e tipo de papel são pontos extremamente bem cuidados, valorizando a leitura. Infelizmente, alguns erros de pesquisa tiram o brilho da publicação. Na página 79, por exemplo, o autor afirma que o ouro inédito feminino em categoria individual veio em Londres 2012, com a judoca Sarah Menezes, quando, na realidade, essa conquista veio em Pequim 2008, no atletismo, com Maurren Maggi no salto em distância. Desconsiderando esses problemas, a leitura é válida pelo mérito gráfico da divulgação das informações.

Histórias em Quadrinhos

disneyolimpico_abrilsmDiferentemente do que aconteceu na última edição das Olimpíadas (Londres – 2012), desta vez, a Disney não é uma marca “parceira” dos jogos. Em razão disso, sua tradicional edição de HQ no chamado “formatinho”, exclusiva com histórias sobre as Olimpíadas, foi “barrada” pela comissão da Rio 2016, segundo informação de alguns sites. Mesmo assim, é possível encontrar em sebos (inclusive pela internet, que foi o que eu fiz) a edição de Disney Olímpico publicada em 2012.

Na ocasião, a HQ trouxe quatro histórias inéditas e também a republicação de outras histórias sobre os Jogos Olímpicos, envolvendo personagens como Tio Patinhas, Donald, Pateta, Mickey e Zé Carioca. Fica a dica para quem gosta do universo Disney e quer entrar “no ritmo” do evento, a poucas semanas do início da Rio 2016.

Infográficos Olímpicos
Marcelo Duarte
Panda Books
2016
95 páginas

Disney Olímpico (HQ)
2012
305 páginas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s