História do Brasil | 1565 – Enquanto o Brasil nascia

116c6f62-cc1b-4ac2-ab80-2115ed6ee0fe

Continuando a minha ideia de ler mais livros sobre a História do Brasil – percebi, tristemente, que sei muito pouco sobre esse assunto –, fiquei bastante empolgada com esse volume de autoria de Pedro Doria, tão bem escrito e com ideias tão bem amarradas.

Na verdade, minha curiosidade por esse livro começou quando, em 2012, assisti a uma entrevista do autor em um programa de entrevistas. Naquela época, a febre pela trilogia (que ainda não estava completa) de Laurentino Gomes impulsionou várias publicações sobre a História do Brasil, mas gostei da fala de Pedro Doria. Achei interessante a ideia de um livro que investigasse os primórdios do descobrimento mesmo, porque as publicações de Laurentino Gomes começam com a vinda da família real ao Brasil. Entretanto, como tudo correu por aqui até a chegada da corte portuguesa?

Assim, resolvi começar pelos escritos de Pedro Doria, antes de Laurentino Gomes. E creio ter tomado a decisão mais acertada, porque, com a leitura de 1565…, tive a chance de acompanhar toda a saga da família Sá (Fernão, Mem, Estácio, Salvador, Martim, Salvador Benevides…) na consolidação dos portugueses em terras brasileiras, as duas tentativas de fundação do Rio de Janeiro (cidade de São Sebastião), com as peripécias rebeldes dos paulistas, as poderosas capitanias do Nordeste e, já no fim do livro, a colonização das Minas Gerais (que já nasceram rebeldes porque foram colonizadas pelos paulistas), em um percurso histórico que vai de toda a ascensão econômica promovida pelo plantio da cana-de-açúcar, finalizando com o belo gancho da descoberta do ouro nas Minas Gerais.

Os pontos altos do livro, sem dúvida, são: a pesquisa empreendida durante anos pelo autor e a sua narrativa dinâmica. Pedro Doria é jornalista e filho de um também autor de livros de História do Brasil, Francisco Antonio Doria. A descrição das batalhas, de episódios pitorescos (como a sutil tentativa de assassinato de d. Lourenço de Mendonça com o arremesso de um barril de pólvora pela janela de seu quarto – e, o pior, não deu certo!) que compõem partes importantes do quebra-cabeça da história nacional, bem como de perfis de personalidades que foram fundamentais para o curso da nossa história são compostos por uma hábil mistura de didatismo, com certo humor e sarcasmo em alguns momentos.

Aprendi bastante com essa leitura. Pedro Doria consegue empolgar contando passagens da História do Brasil e saber que hoje em dia ainda existe gente com essa habilidade é um grande alento para nós, leitores.

1565 – Enquanto o Brasil nascia
Pedro Doria
Nova Fronteira
277 páginas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s