Galeria | O Homem Vitruviano

homem-vitruviano-leonardo-da-vinci

Ainda que esporadicamente, quero abrir um espaço aqui no blog para comentar algumas das minhas obras preferidas do campo das artes plásticas. Vejam bem, sou uma leiga nesse sentido, minha ideia é apenas comentar um pouco sobre essas maravilhas (com base em algumas pesquisas muito básicas, é verdade) e embelezar este espaço com os frutos da genialidade de vários artistas ao logo dos séculos. Algo bem despretensioso, vale pontuar.

Para começar, não escolhi um quadro, nem uma escultura. Entretanto, fico abismada quando vejo as listas de “10 obras mais influentes do mundo das artes” e coisa e tal em revistas e sites e percebo que O Homem Vitruviano sempre é preterido. Para mim, esse desenho não é apenas uma obra de arte, é um ponto de partida. Um dos estudos de proporção mais perfeitos e completos que conheço; sua concepção é muito mais abrangente do que meramente a figura humana dentro de um círculo e de um quadrado. A ideia de Marco Vitrúvio Pollio (80-70 a.C.-15 a.C), o arquiteto que, inicialmente, elaborou todo o conceito, foi justamente mostrar que o homem concentrava em si todas as formas do universo: o círculo, o triângulo, enfim, as formas geométricas usadas naquela época para a elaboração de plantas, maquetes, o esboço de obras de arte e tantas outras atividades.

O caso é que Marco Vitrúvio pensou O Homem Vitruviano (já deu pra perceber o porquê do nome, né?) alguns anos antes de Cristo (o arquiteto era um tremendo visionário, embora, naquela época ninguém tenha se dado conta da genialidade do conceito criado por ele) e somente vários séculos depois Leonardo da Vinci (1452-1519) resgatou essa ideia e conferiu a esse desenho toda a glória e a técnica que conhecemos hoje. O mestre florentino desenhou O Homem Vitruviano em uma das folhas de seu caderno de esboços. Ao longo dos séculos, o caderno desapareceu, mas esta preciosa folha foi conservada. Hoje, além de seu valor artístico, O Homem Vitruviano transformou-se em um ícone visual, estampando sacolas, camisetas e até cases de celular.

No ano passado, encontrei um excelente livro sobre esse desenho, resultado de anos de pesquisa do historiador Toby Lester: O fantasma de Da Vinci – A história desconhecida do desenho mais famoso do mundo. Reproduzo a seguir o trecho que descreve como Da Vinci fez O Homem Vitruviano:

“Leonardo Da Vinci fez o desenho em uma folha de papel que mede aproximadamente 34 centímetros por 24 centímetros. As dimensões são pouco maiores do que hoje seria uma folha de papel carta. Ele usou uma porção de instrumentos para trabalhar: compasso e esquadro [para definir o círculo e o quadrado e conferir as várias medidas]; talvez um estilete de ponta metálica [predecessor do lápis, que ainda não havia sido inventado, para traçar as linhas iniciais do desenho]. Parece ter desenhado o círculo e o quadrado primeiro, efetuando doze furos de compasso na página nesse processo; depois, colocou o homem dentro dessas duas formas; em seguida, inseriu a escala abaixo, dividida em unidades de dedos e palmos; e, finalmente, acrescentou os dois parágrafos de texto, o primeiro acima do desenho, o segundo abaixo.” (págs. 210-220)

Os dois parágrafos referidos por Toby Lester são escritos em técnica espelhada (típica de Leonardo da Vinci) e comentam as noções de proporção adotadas por Vitrúvio em sua forma original, mas, a verdade é que o mestre de Florença alterou a maior parte das medidas originais da figura, corrigindo eventuais problemas de proporção e conferindo a esse desenho o status de uma verdadeira obra-prima.

O Homem Vitruviano
Artistas: Marco Vitrúvio Pollio/Leonardo da Vinci
Localização: Academia de Artes de Veneza, Itália
Ano: 1490

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s