Discworld | A luz fantástica (1986)

conteudo_21703

Primeira constatação: este segundo volume da série “Discworld”, criada pelo britânico Terry Pratchett, é ainda melhor do que o primeiro, chamado A cor da magia, sobre o qual escrevi aqui.

Nessa continuação, Pratchett se superou, ao continuar a narrar a saga de Rincewind, o “mago que não deu certo”, e o turista Duasflor, o intrépido estrangeiro em busca de aventuras. O tom da narrativa continua mesclando humor, sarcasmo e inteligência na dose certa, sem desgastar a relação entre Rincewind e Duasflor, nem perder o fio da meada – o que é um grande desafio, tratando-se de “Discworld”!

Em relação ao primeiro livro da série, é perceptível o amadurecimento da trama (daí a minha opinião de que A luz fantástica é melhor), com a criação de vários ganchos que, apesar de deixarem o leitor intrigado, não deixam este segundo volume com a sensação de algo inacabado. Ainda não cheguei a uma conclusão sobre como Terry Pratchett consegue criar este efeito, mas o fato é que ele faz isso com muita facilidade!

Spoilers

Sinceramente, eu já esperava pela “evolução” de Rincewind em termos mágicos desde a metade da leitura do livro 1, porque fica muito claro desde o início que o “empoderamento” desse personagem é vital para o equilíbrio de forças do Discworld – que temporariamente.

Outro fator que me deixou um pouco entristecida foi a separação de Rincewind e Duasflor no fim deste volume 2. Eu me afeiçoei bastante a estes dois personagens e me preocupei com os rumos da história nos próximos livros, mas, agora, que já li o terceiro volume, posso dizer com segurança que Terry Pratchett resolveu muito bem esta questão até o momento.

Digna de nota também é a batalha de Rincewind contra Trymon na parte final do livro. Em uma palavra: eletrizante!

A luz fantástica
Terry Pratchett
Tradução de Roberto DeNice
Conrad Editora
227 páginas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s