Maigret | Pietr, o letão

13563_gg

* Primeiro ponto a ser considerado: esta é a primeira história do Comissário Maigret.

Eu estava bastante ansiosa para ler algo com o famoso Comissário Maigret, personagem criado pelo belga Georges Simenon. Minha ideia era ler alguma aventura policial que saísse dos moldes de Agatha Christie e de Arthur Conan Doyle. E deu certo: Maigret é completamente diferente de Hercule Poirot e de Sherlock Holmes.

A trama escrita por Simenon me deixou com várias dúvidas. Por isso, quero ler outros livros com Maigret. De repente, achei tudo muito explicado no enredo. O leitor não precisa ter grandes trabalhos raciocinando sobre a história, pois o próprio narrador esmiúça tudo. A meu ver, isso tirou um pouco do brilho da história, mas não sei se todo esse cuidado se deveu ao fato de este ser o ponto de partida de Maigret.

Por outro lado, algo de bastante positivo, em minha opinião, é a verossimilhança de Maigret. Trata-se de um personagem muito bem construído. Ele não tem nada de especial, a despeito da inteligência privilegiada de Poirot e de Holmes. Maigret é simples, perseverante, irascível, e tem bastante senso de realidade. Ele não tem carro, depende de reembolso, leva tiro, passa horas e horas na chuva, em vigília, ou seja, luta com armas conhecidas e isso confere credibilidade não apenas ao próprio Maigret, como também ao livro como um todo.

Entretanto, por ora, ainda tenho muitas dúvidas sobre Maigret, especialmente por causa de uma atitude que ele toma nas páginas finais da trama, depois de perseguir durante todo o livro o tal letão, motor propulsor da história. Não vou dar spoilers aqui, mas confesso que me surpreendi de uma forma, talvez, negativa com Maigret. E, para “desempatar” essa impressão, terei de embarcar na leitura da segunda aventura desse comissário turrão. Até lá!

Pietr, o letão
Georges Simenon
Tradução de André Telles
Companhia das Letras
2014 – 164 páginas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s