Breves comentários – Agatha Christie: A ratoeira + Encontro com a morte

Este pequeno volume que eu li, da antiga coleção com miolo de papel publicada pela Editora Record há muitos anos, contém apenas duas peças: a que dá título ao livro e também Encontro com a morte. A primeira foi encenada em Londres, no Ambassadors Theatre, em 1952; a segunda, apresentada no Picadilly Theatre, também em Londres, em 1945. Ambas contam com a tradução da ótima e já falecida Bárbara Heliodora.

Sempre ouvi coisas fantásticas a respeito de A ratoreira, primeiro, por se tratar de uma peça muito famosa e já estar em cartaz há mais de 25 anos em Londres – há todo um ritual no qual os espectadores, impactados por um fim inesperado, são convidados a não revelá-lo ao deixar a sala do teatro –; segundo, porque já tinha lido em vários sites que se trata de uma das tramas mais bem-feitas pela Dama do Crime.

Ocorre que me decepcionei. A ratoeira me pareceu, desde o início, muito “artificial”, uma sensação de incômodo me acompanhou durante toda a leitura, justamente por causa disso. E depois, o fim não me pareceu “tão inesperado”. Confesso que as peças do volume que li e comentei aqui em março me parecem muito superiores em termos de trama e espanto. Testemunha de acusação é um belo exemplo disso (a adaptação cinematográfica também é um primor, vale conferir!).

Entretanto, Encontro com a morte foi uma grata surpresa. Parti para a leitura ainda sob o efeito da decepção causada pela leitura de A ratoreira, mas a segunda e última peça deste livro foi bem mais original, a leitura me intrigou mais e, apesar de também não ser uma das melhores peças de Dame Agatha em minha opinião, salvou o livro, com um desenvolvimento mais desafiador, embora as personagens não guardem, em si, nenhuma novidade em termos de características e sejam um tanto estereotipadas.

Deixe um comentário

