Breves comentários – Agatha Christie: Um passe de mágica

Os livros que envolvem Miss Marple, como é o caso da leitura que fiz neste mês, geralmente são os que mais me “quebram as pernas”, como se diz. Muito provavelmente isso aconteça pelos mesmos motivos de sempre: o “amadorismo” da velhinha e a forma como ela sempre é subestimada pelos personagens nas tramas.

No caso deste livro, um aspecto que me chamou muito a atenção foi o “cenário pré-crime”, vamos dizer. Agatha Christie constrói uma rede de muita tensão, um verdadeiro barril de pólvora que faz com que a própria Miss Marple tenha receio de entrar em contato com Carrie Louise, uma amiga que não via há mais de vinte anos, com medo de que algo de muito ruim pudesse acontecer.

Em vários momentos, eu me peguei analisando o título da versão traduzida do livro, o título original (They do it whith mirrors) e as condições em que o assassinato acontece, para tentar obter alguma pista que pudesse conduzir à sua resolução.

Confesso que o detalhe – desculpem o spoiler – de Lewis Serrocold estar arfando, como se estivesse correndo, quando todos finalmente conseguiram entrar em seu gabinete, durante a sua discussão com Edgar Lawson, foi algo que me perseguiu durante toda a leitura. Fica a dica.

Um comentário sobre “Breves comentários – Agatha Christie: Um passe de mágica

  1. Oi! Achei teu blog ótimo e como fã da Agatha Christie eu fico muito feliz ao encontrar outros leitores. Há tempos não encontro alguém que também goste dela. Estou preparando um post no meu blog sobre ela e acabei vendo “Assassinato no expresso do Oriente” que, não é tão bom quanto o livro, mas quebra um galho. Voltarei mais vezes!!!

Deixe um comentário

