Breves comentários – Agatha Christie: O misterioso caso de Styles

Para iniciar o segundo ano deste “Projeto Agatha Christie”, nada melhor do que voltar às origens e ler a primeira aventura do brilhante detetive Hercule Poirot! Auxiliado por seu fiel amigo, o capitão Arthur Hastings (nesta primeira aparição de ambos, é impossível não estabelecer a associação Holmes-Watson), Poirot se vê às voltas com um enigma repleto de pequenos detalhes. São tantos e tão importantes, que a parte final do livro é dedicada apenas às explicações do detetive ao seu amigo Hastings, que, como nós, leitores, não conseguiu juntar todas as peças do quebra-cabeça. Confesso que cheguei a cogitar comigo mesma a respeito de algo que se provou verdadeiro no fim da história, mas me faltou a abstração para ampliar o quadro da trama. Agatha Christie é muito boa para criar enredos com “criminosos em parceria”, isto é um fato! Trata-se de uma boa “estreia” para Poirot, muito embora fiquem evidentes, nesta leitura, algumas características que, mais tarde, seriam reformuladas por Dame Agatha na personalidade do detetive.

– Hum! Há outras explicações, além da imbecilidade – observei. – De fato, se a acusação contra ele é verdadeira, como iria se defender, senão pelo silêncio?

– Ora, de muitas maneiras – gritou Poirot. – Vejamos: suponha que fosse eu o assassino; posso imaginar mais de sete histórias perfeitamente convincentes! Muito mais do que as graníticas negativas do Sr. Inglethorp!

Não pude conter o riso.

– Meu querido Poirot, estou convencido de que você é capaz de imaginar setenta! Mas, falando sério, a despeito do que ouvi dizer aos detetives, você não vai poder continuar acreditando na possibilidade de Alfred Inglethorp ser inocente.

– Por quê, se nada mudou?

– Mas a prova é tão concludente!

– Sim, concludente demais.” (p. 103)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s