HQ | O que aconteceu ao homem mais rápido do mundo?

Esta é uma HQ que entrou para a minha lista desde o seu lançamento (o que ocorreu já faz um tempinho, em 2010, mais precisamente!). Trata-se de uma graphic novel escrita por Dave West e ilustrada por Marleen Lowe e publicada no circuito alternativo inglês. Alguns fatores nela me chamaram bastante a atenção: um deles foi o fato de ela ter sido ilustrada por uma mulher; outro deles foi o que essa dupla de artistas fez da figura do herói, representada por Bobby Doyle.

Como o próprio título sugere, Bobby Doyle é um cidadão praticamente comum, não fosse sua especial habilidade de velocidade. Ao se deparar com um cientista que ameaça detonar uma bomba, a menos que o governo aceite lhe pagar 20 milhões de libras em dinheiro usado e não marcado. Até aí, nada de extraordinário na ideia. O interessante fica por conta da forma como os artistas problematizaram a ação do herói, relacionando-a fortemente a limitações humanas – o fato de Doyle ser veloz não significa que ele também seja forte o suficiente para salvar todas as pessoas que podem se ferir na explosão. E mais: ao usar sua habilidade, Doyle para o tempo para os demais, mas não para si mesmo. Ou seja: ao passo em que todos estão “congelados”, ele está envelhecendo, consolidando a figura de um herói verdadeiramente altruísta, que não consegue tirar proveito de sua condição, apenas usar seu poder em função dos demais. Doyle não é brilhante como Batman, belo como o Super-homem, nem cheio de recursos tecnológicos, como Charles Xavier. Ele é apenas Bobby Doyle e é isso o que faz do enredo algo tão especial, bem diferenciado a meu ver, original em vários aspectos e, alguns outros, pouco comercial, o que me deixou mais intrigada ainda.

Com a leitura, percebe-se claramente que eles buscaram preservar uma ideia original, e não criar um caminho comercial para uma publicação seriada. O enredo é singelo, tocante, e valoriza muito o formato da HQ, que, com essa publicação, dentre vários outros argumentos brilhantes já lançados, é claro, sai do estereótipo de se limitar a uma leitura muito visual e sem conteúdo. O traço de Marleen Lowe é algo de singular, um capítulo à parte. Não busca mascarar, nem criar uma figura de herói tradicional, mas baseada nas características um cara comum, como qualquer outro.

A edição é acompanhada de vários pin-ups desenvolvidos com exclusividade para a publicação no Brasil, um texto do próprio Dave West para os leitores brasileiros, uma apresentação feita pelo editor Maurício Muniz e um prelúdio original, baseado na história de Bobby Doyle em O que aconteceu ao homem mais rápido do mundo?, feito pela dupla West & Lowe publicado pela primeira vez no mundo. Leitura recomendada!

O que aconteceu ao homem mais rápido do mundo?
Gal Editora
Autor: Dave West
Ilustrações: Marleen Lowe
Tradução: Eliane Gallucci e Maurício Muniz
64 páginas
2010
R$ 15,50

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s