Desafio Literário 2012 – Lista de livros

Eu gostaria de ter participado em 2011 dessa “maratona literária”, mas não tive coragem. Sempre penso que não vou dar conta das leituras, mas sei que tudo é questão de eu me organizar. Isso é um tanto difícil, mais ainda pelo fato de eu ser uma leitora vagarosa, mas, neste ano, vou me arriscar. Veremos qual será o resultado…

Bem, quanto à minha lista de livros, tentei aproveitar ao máximo os que eu já tenho parados aqui na estante e, felizmente, consegui preencher quase todos os meses com o que já tenho e ainda não li. Fora um ou dois empréstimos, creio que só vou comprar mesmo os livros do mês de novembro, uma vez que já li todos os títulos de autores africanos que tenho em casa. Tentei escolher títulos de reserva para cada mês, caso ocorra algum imprevisto com a primeira opção. Infelizmente, isso não significa que vou conseguir ler os “reservas” de cada mês, por causa da carga do mestrado. Pelo menos durante o primeiro semestre (até eu fazer a defesa da minha dissertação), sei que isso não será possível. Agora, vamos à minha lista:

Janeiro – Literatura Gastronômica
* O Clube dos Anjos (Luís Fernando Veríssimo)
* Julie & Julia (Julie Powell) (RESERVA)

Fevereiro – Nome Próprio (de pessoas)
* Bento (André Vianco)
* Naná (Émile Zola) (RESERVA)

Março – Serial Killer
* Os Crimes do Mosaico (Giulio Leoni)
* E Não Sobrou Nenhum – O Caso dos Dez Negrinhos (Agatha Christie) (RESERVA)

Abril – Escritor(a) oriental
* O Livro do Chá (Kakuzo Okakura – Japão)
* Kokoro (Natsume Soseki – Japão) (RESERVA)

Maio – Fatos Históricos
* A Cor Púrpura (Alice Walker) – História das mulheres negras nos EUA, discriminação racial e sexual
* O Diário de Anne Frank (Anne Frank) – Holocausto (RESERVA)

Junho – Viagem no Tempo
* As Naus (António Lobo Antunes)
* A Viajante do Tempo (Diana Gabaldon) (RESERVA)

Julho – Prêmio Jabuti
* Órfãos do Eldorado (Milton Hatoum) – Finalista Melhor Romance 2009 
* O Grande Mentecapto (Fernando Sabino) – Melhor Romance 1980  (RESERVA)

Agosto – Terror
* A Menina do Capuz Vermelho e Outras Histórias de Dar Medo (Angela Carter)
* A Outra Volta do Parafuso (Henry James) (RESERVA)

Setembro – Mitologia universal
* Os Filhos de Anansi (Neil Gaiman)
* Odisseia (Homero) (RESERVA)

Outubro – Graphic Novel
* Persépolis (Marjane Satrapi)
* Entes Queridos – Sandman (Neil Gaiman) (RESERVA)

Novembro – Escritor(a) africano
* Avó Dezanove e o Segredo do Soviético (Ondjaki – Angola)
* Niketche – Uma História de Poligamia (Paulina Chiziane – Moçambique) (RESERVA)

Dezembro – Poesia
* O Coração Amarelo (Pablo Neruda)
* Quintana de Bolso (Mário Quintana) (RESERVA)

Deixe um comentário

