Leitura | Muito Barulho por Nada (W. Shakespeare)

Neste caso, fiz o procedimento inverso (embora não goste nada disso): assisti ao filme (que é de 1993) e, motivada por ele, fui atrás do livro – adquirido em sebo por 5 dinheiros, ó só!

A versão cinematográfica me agradou muito (dirigida pelo ótimo Kenneth Branagh – que também interpreta Benedicto – o homem que vale a pena na história), mas a leitura é sempre algo mais enriquecedor para mim, pois me proporciona os momentos para refletir, reler algumas passagens, rir sem a preocupação de perder algum detalhe da próxima cena, esse tipo de coisa.

Essa obra de Shakespeare me chamou muito a atenção por conter arquétipos os mais variados para a análise de gênero. Há perfis de homens e mulheres para todos os gostos, capazes de contemplar os mais diferentes estudos. E isso é muito interessante, principalmente no que se refere às figuras femininas, pois as reviravoltas do enredo, ambientado na cidade italiana de Messina, mostram muito claramente o valor da mulher naquele contexto sócio-histórico e como ela era utilizada como moeda de troca, sendo o casamento um acordo cujo objetivo era enfatizar a honra e a superioridade do homem, valorizando-o por meio da virgindade feminina (sinônimo de pureza nesse tempo) e de sua submissão.

Ah, e, é claro, não podemos esquecer de observar o casamento sob a perspectiva de um contrato, uma vez que, junto com a esposa, o homem também era beneficiado com o dote da família da esposa. Enfim, por trás do suposto romantismo, das canções e dos poemas de amor, nem tudo são flores na trama armada por Shakespeare. Genial!

Muito Barulho por Nada
William Shakespeare
L&PM Editores
152 páginas
R$ 12,00

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s