TV | Supernatural: mistério, suspense e… humor (Parte I)

Os Winchesters como peritos em Falling Idols, quinta temporada
Os Winchesters como peritos em Falling Idols, quinta temporada

A fórmula bem-sucedida para se fazer um seriado de suspense/terror com boas doses de bom humor parece ter sido alcançada pela produção de Supernatural. Com a sétima temporada no ar em um prestigiado canal de TV e índices respeitáveis de audiência, a boa aceitação da série deve-se às sacadas de um time de argumentistas que bebe nas fontes das lendas urbanas, da mitologia antiga e que, agora, faz também um equilibrado “mix” cujos ingredientes principais são histórias bíblicas e protagonistas masculinos que se questionam constantemente sobre as suas fragilidades – tudo isso em formato de um bem montado pastiche, uma verdadeira colagem de referências do melhor da literatura de mistério e suspense.

Talvez o sucesso de Supernatural resida no fato de que sua equipe não se mate para parecer original, nem tenha pretensões de elaborar um novo padrão para séries do gênero, muito pelo contrário: seus argumentistas fazem questão de mostrar as cartas que têm na manga e creditam suas referências, oferecendo homenagens não apenas aos experts desse estilo, mas pegando carona em músicas famosas (My Heart Will Go On – Ep. s6ep17; Like a Virgin – s6ep12; Simpathy for the Devil – s5ep01) e também em referências as mais aleatórias, com paródias de filmes como as feitas nos episódios All the Dogs go to Heaven (s6ep08), Fallen Idols (s5ep05), entre outras (muitas outras!) referências.

As menções a antigas e novas séries sucesso na TV americana buscam não apenas amenizar o ritmo muitas vezes frenético imposto aos irmãos Winchester, como também estabelecer identificações inteligentes com produções de outros gêneros. Podem figurar em paralelos singelos, como em Two and a Half Man (s6ep2), ou aparecerem em forma de espirituosas paródias, como no ótimo episódio Changing Channels (s5ep08).

Filmes blockbusters também não escapam dos argumentistas de Supernatural. As boas misturas do denso suspense com o bom humor fizeram os roteiristas transformarem Dean em Benjamin Button no episódio The Curious Case of Dean Winchester. Os irmãos também tiveram de se esforçar para mostrar que eram verdadeiros caça-fantasmas em The Real Ghostbusters, estes dois episódios na quinta temporada.

 Talvez eu faça uma estrapolação aqui quando penso em Dean e Sam como caras no melhor estilo Peter Parker. Isso porque são os problemas e as falhas dos protagonistas que dão gás à argumentação da série (assim como ocorre nas HQs do Homem-Aranha), mas seria muito monótono centrar toda a trama no fator humano dos Winchesters. Assim, resta a essa habilidosa equipe de roteiristas e produtores dar o tom dos episódios com pitadas de humor e de “bons empréstimos”, ou seja, boas referências do que já foi feito e que foi sucesso.

No início deste post, eu falei em protagonistas masculinos que questionam constantemente suas fragilidades. Este é fato muito curioso em Supernatural. A humanidade e todos os defeitos e qualidades a ela inerentes são os elementos que equilibram e desequilibram a balança o tempo todo nas trajetórias de Sam e Dean. E é muito interessante como o fato de estar o tempo todo no limite não os transforma exatamente em heróis (embora esta seja a ideia!), muito pelo contrário, expõe os irmãos a uma realidade que evidencia quão humanos eles são. Se antes aquele velho maniqueísmo de sempre rondava os Winchester, principalmente na quarta temporada, quando o anjo Castiel passa a marcar definitivamente na trama a presença de uma batalha em curso entre o Bem e o Mal, na fase atual da série, esse maniqueísmo parece diluído na figura de personagens que nem tanto uma coisa, nem tanto outra, buscam apenas a manutenção da sua zona de conforto, como é o caso dos bruxos Don e Maggie Stark no episódio Shut up, Mr. Phil, na sétima temporada.  

Na próxima parte deste post, algumas paródias literárias em Supernatural!

Anúncios

Um comentário sobre “TV | Supernatural: mistério, suspense e… humor (Parte I)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s