Meme Literário de um mês | Dia 30

Qual foi o último livro que você comprou? Fale sobre ele.

O último livro que eu comprei foi em um sebo e eu o adquiri por causa da minha pesquisa de mestrado. Seu título é O-Yoné e Ko-Haru, do português Wenceslau de Moraes, autor sobre o qual eu desenvolvo o meu estudo.

Inicialmente, eu não encontrei esse livro na biblioteca da universidade e, pesquisando na internet, só fui encontrá-lo em livrarias de Portugal. Como o frete é mais caro do que o próprio livro, quando se trata de compras vindas do outro lado do oceano, deixei pra lá. Meses depois, encontrei esse título em um sebo e não pensei duas vezes, fiz a compra, principalmente quando vi que o livro estava em excelente estado.

O-Yoné e Ko-Haru eram os nomes das duas mulheres japonesas com as quais Wenceslau viveu maritalmente (em momentos diferentes) no Japão. O livro, tido por alguns críticos como o melhor de Moraes, foi dedicado a elas e compõe-se de textos que narram a convivência desse europeu com essas mulheres. Ambas eram da mesma família e morreram antes dele. Esse processo foi muito sofrido para o Wenceslau, que, depois disso, passou a lutar incessantemente pelo direito de ser enterrado junto com elas quando morresse.

Deixe um comentário

