Meme Literário de um mês | Dia 16

Cite um livro que você achou que não iria gostar e acabou adorando. Fale sobre ele.

Boa surpresa!

Quando eu estava no primeiro ano da faculdade (ou seria segundo? É, acho que foi no segundo), o professor de Comunicação Comparada deu uma dica de livro durante a aula e eu anotei tudo no caderno, entre um tópico e outro da matéria (tenho a mania de anotar todas as dicas de livros dos professores). O livro em questão era Furo! Uma história de jornalistas, do britânico Evelyn Waugh.

Muito bem. Então eu estava de bobeira na biblioteca, quando resolvi folhear o livro, principalmente porque o título me pareceu legal. Achei a capa bacana e resolvi levá-lo pra casa.

A história começou bem devagar quase parando, mas, quando pegou no tranco, foi geral. Basicamente, o enredo mostra como o protagonista William Boot conseguiu a chance de sair do marasmo de sua coluna (que ninguém lia) chamada “Natureza Exuberante” no jornal The Beast para bancar o correspondente de guerra em um país africano, tudo por causa de um grande engano de nomes (é, acho que foi isso, afinal, fiz essa leitura há mais de dez anos!). O caso é que Boot vai se virando daqui e dali, não sem pagar muitos micos e fazer muitas trapalhadas, e consegue desempenhar sua função como correspondente.

Nem preciso dizer que o livro me surpreendeu e que uma leitura que começou sem entusiasmo algum terminou de forma muito positiva, isso porque, Waugh criou um personagem muito verdadeiro em suas falhas (isso causa uma baita identificação com o leitor), meio mosca-morta, é verdade, mas com o perfil ideal para satirizar as grandes coberturas jornalísticas que têm como principal característica não informar coisa nenhuma.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s