Meme Literário de um mês | Dia 16

Cite um livro que você achou que não iria gostar e acabou adorando. Fale sobre ele.

Boa surpresa!

Quando eu estava no primeiro ano da faculdade (ou seria segundo? É, acho que foi no segundo), o professor de Comunicação Comparada deu uma dica de livro durante a aula e eu anotei tudo no caderno, entre um tópico e outro da matéria (tenho a mania de anotar todas as dicas de livros dos professores). O livro em questão era Furo! Uma história de jornalistas, do britânico Evelyn Waugh.

Muito bem. Então eu estava de bobeira na biblioteca, quando resolvi folhear o livro, principalmente porque o título me pareceu legal. Achei a capa bacana e resolvi levá-lo pra casa.

A história começou bem devagar quase parando, mas, quando pegou no tranco, foi geral. Basicamente, o enredo mostra como o protagonista William Boot conseguiu a chance de sair do marasmo de sua coluna (que ninguém lia) chamada “Natureza Exuberante” no jornal The Beast para bancar o correspondente de guerra em um país africano, tudo por causa de um grande engano de nomes (é, acho que foi isso, afinal, fiz essa leitura há mais de dez anos!). O caso é que Boot vai se virando daqui e dali, não sem pagar muitos micos e fazer muitas trapalhadas, e consegue desempenhar sua função como correspondente.

Nem preciso dizer que o livro me surpreendeu e que uma leitura que começou sem entusiasmo algum terminou de forma muito positiva, isso porque, Waugh criou um personagem muito verdadeiro em suas falhas (isso causa uma baita identificação com o leitor), meio mosca-morta, é verdade, mas com o perfil ideal para satirizar as grandes coberturas jornalísticas que têm como principal característica não informar coisa nenhuma.

Deixe um comentário

