Meme Literário de um mês | Dia 14

Se você pudesse fazer uma pergunta para o seu escritor preferido (vivo ou morto), qual seria o escritor seria e qual seria a pergunta?

Bem, eu acho que, até aqui, esta foi a pergunta mais difícil. Eu pensei em perguntar a Agatha Christie como ela conseguia ser tão perseverante a ponto de finalizar tantos livros de alta qualidade – para mim, terminar algo começado é sempre um desafio e, no caso da Dama do Crime, terminar tantas histórias ótimas me parece algo praticamente sobrenatural.

Mas também pensei em perguntar a Neil Gaiman como ele conseguia soltar a imaginação e costurar tantas referências interessantes (o cara tem um belo repertório cultural, vamos combinar, né?) em seus argumentos para HQs e posteriormente em seus livros tendo mulher e filhos para sustentar – a arte sempre me pareceu algo totalmente desvinculado de compromissos pífios como a luta pela sobrevivência.

Por fim, imaginei perguntar a Machado de Assis como ele conseguiu, sendo mulato e portador de tantos “estereótipos” para a sociedade da época (e talvez até para a de hoje também, pois o ser humano nunca foi tão afetado quanto atualmente), ser reconhecido e prestigiado em vida.

Pois é. Tudo isso é subjetivo, porque Agatha poderia responder que não considera seus livros de tão alta qualidade assim, bem como Neil Gaiman poderia dizer que passou anos vivendo do salário da esposa e, por fim, Machado poderia dizer que não se sentiu devidamente reconhecido, essa coisa toda. O ser humano é bastante complicado.

4 comentários sobre “Meme Literário de um mês | Dia 14

  1. Gostei das perguntas!
    Dentre os autores que você citou, ainda me falta ler o Neil Gaiman, mas já estou com dois livros dele aqui em casa, na fila de espera: “Coisas frágeis” e “Coisas fragéis 2”. Eu me interessei por ele depois de assistir o filme “Coraline”.

    Abraços!

  2. Hum, Neil Gaiman é ótimo, Juliana. Sou suspeitíssima para falar. Dos que você citou, ainda não li Coisas Frágeis 2, mas posso lhe dizer que o 1 é muito bom! E, por incrível que pareça, ainda não vi a animação de Coraline, mas o livro é ótimo!

  3. Erika, olá!
    Venho acompanhando o meme literário em vários blogs, foi assim que cheguei aqui. Adorei sua resposta, sinceramente não sei o que gostaria de perguntar aos meus autores favoritos, acho que se os encontrasse só falaríamos abobrinha, rs gosto de pensar que eles são gente como a gente.

  4. Ei Erika!

    Sobre a Clarissa Pinkola Estés, compensa demais conhecer, viu? Até complementei meu post com os títulos de alguns livros dela para quem quiser pesquisar mais.

    Abraços!

Deixe um comentário

