Meme Literário de um mês | Dia 10

Se você pudesse escolher um único livro para ganhar/comprar até o final do ano, qual seria?

Meu escolhido!

Bem, sempre há aqueles livros que entram para a “lista de desejos”, mas ou estão esgotados, ou são muito caros, enfim… Aqui, vou escolher um título que infelizmente não foi publicado ainda no Brasil, mas do qual eu consegui ler um capítulo da edição lançada em Portugal. Trata-se do livro O Harém e o Ocidente, da socióloga marroquina Fatema Mernissi.

Conheci essa autora e esse livro num grupo de estudos do qual participei no ano passado. Essa obra de Fatema é narrada em primeira pessoa, numa prosa muito agradável e fluida, e conta as experiências da autora durante suas viagens pelo Ocidente para o lançamento de um outro livro seu. Fatema fica perplexa ao perceber o que os homens ocidentais entendem por harém e eu lembro que me chamou a atenção o fato de ela citar com muito pesar um conto de Edgar Allan Poe no qual Xerazade (isso mesmo, a de As Mil e Uma Noites) é assassinada. A autora, então, passa a refletir sobre os mau-entendidos a respeito dessa personagem e também de muitas concepções culturais do Oriente árabe.

Um comentário sobre “Meme Literário de um mês | Dia 10

  1. Também estou no Meme!
    Bacana poder visitar os blogs e encontrar tantas dicas de livros!

    Fiquei bastante interessada por esse livro, valeu pela dica. Estudos sociológicos e antropológicos bem feitos abrem nossa mente para novos ângulos. Vou procurar para folhear!

Deixe um comentário

