Meme Literário de um mês | Dia 06

Quem (ou o quê) inspirou seu amor por livros? Conte como foi.

Meu pai lia e encenava para mim os contos de fadas dessa coleção aí, ó!

Hum, nossa, isso é nostalgia pura. Sem dúvida, os responsáveis foram minha mãe e meu pai, cada um a seu modo. Meu pai lia (e interpretava, o que era o mais legal) os contos de fada para mim quando eu era criança. Eu tinha uma coleção de livros com capa de efeito daquelas que você fica mexendo lentamente e vê o detalhe da casinha da bruxa do João e Maria, a abóbora da Cinderela, a neve caindo sobre a Pequena Vendedora de Fósforos, etc.

Um pouco mais tarde, já tenho lembranças de a minha mãe estabelecer uma rotina de, uma vez por mês, quando ela ia fazer a despesa da casa, passar antes em uma livraria e comprar uns dois ou três livros para mim. Sempre. Com o passar do tempo, minha irmã do meio, que a acompanhava nessa tarefa, passou a ajudá-la a comprar títulos de acordo com a minha idade. E eu adorava chegar da escola e encontrar a sacolinha com os livros em cima da cama. E como vinha coisa legal: volumes da série Reencontro, da Scipione, com os clássicos Cyrano de Bergerac, Os Lusíadas, Robin Hood, entre outros; alguns da série Vaga-Lume (quase todos do Marcos Rey, Luís Puntel, Silvia Cintra Franco, etc.); outros da Moderna, como a série dos Karas, criada pelo Pedro Bandeira, os da Stella Carr, enfim, a lista é grande. Ainda bem!

Um comentário sobre “Meme Literário de um mês | Dia 06

Deixe um comentário

