Meme Literário de um mês | Dia 05

Meu primeiro abandono

Você costuma abandonar a leitura de um livro? Você está no meio da leitura de um livro, só que está odiando. É chato, sem graça, mal escrito… O que faz? Larga-o na mesma hora ou persiste até o final?

Não costumo abandonar um livro, mas isso acontece de vez em quando. Não é algo que eu goste de fazer, absolutamente. Odeio deixar algo pela metade. No geral, quando uma leitura se mostra chata, sem graça, mal escrita e coisa e tal, procuro arrastá-la ao máximo e sempre tento chegar ao fim, por mais penoso que seja. Entretanto, tenho alguns “inacabados” por aí.

A primeira lembrança de um livro que abandonei é a de A Árvore que Dava Dinheiro, do Domingos Pelegrini. Um livrinho da série Vaga-Lume (que eu adoro!), que simplesmente não consegui levar até o fim. Isso foi na época do ginásio (fundamental II hoje). Anos mais tarde, uma nova “vítima”: Robinson Crusoé, de Daniel Defoe. Não sei dizer, apenas me lembro de que o marasmo da história fez com que eu desistisse de prosseguir com a leitura.

Entretanto, fui persistente em alguns casos. Um deles foi recentemente, com Um Amor de Detetive, da Sarah Mason, que pensei em abandonar (expliquei as razões aqui). Outro caso “célebre” foi O Homem que Matou Getúlio Vargas (Jô Soares), livro forçado que, até hoje, penso que foi escrito apenas para cumprir o contrato com a Cia das Letras por causa do sucesso estrondoso de O Xangô de BakerStreet.

Enfim, ainda penso em voltar e terminar o que deixei em aberto lá atrás. Quem sabe?

Um comentário sobre “Meme Literário de um mês | Dia 05

Deixe um comentário

