Meme Literário de um mês | Dia 03

Você lê resenhas de livros? Elas a influenciam na escolha de um livro? Ou na opinião que você tinha sobre um livro lido?

Sim, gosto de ler resenhas. Entretanto, dois fatores são fundamentais para que elas influenciem ou não a minha escolha de leitura: a autoria da resenha e o seu conteúdo. Quando leio uma resenha escrita por alguém que conheço e respeito, já dou um crédito a mais por seu conteúdo, porém, se o texto foi feito por um desconhecido, costumo avaliar o conteúdo, se foi bem redigida ou não, se os paralelos feitos parecem coerentes, enfim, esse tipo de coisa, para decidir se ela deve ou não ser levada em consideração.

Bem, uma coisa que gosto de fazer é, depois de feita uma leitura, pesquisar resenhas para ver se a minha opinião bate com a de outras pessoas. Esse processo é bem interessante e às vezes me influencia, sim, pois outros pontos de vista surgem, algumas curiosidades que podem ter passado batido, ou coisas que eu simplesmente desconhecia são oferecidas como contraponto, isso tudo é bem legal. A coisa chata é quando a gente pega resenhas que são resumos disfarçados e, pior, textos que distorcem o livro, ou oferecem informações incorretas que podem acabar influenciando alguém que não leu a obra, mas está buscando informações sobre ela. Lembro de ter visto algo assim quando li Dois Irmãos, de Milton Hatoum. O livro é excelente, mas peguei uma resenha-resumo que não só mudou o final da história (coisas que Hatoum deixou no ar, o autor do texto interpretou como bem lhe convinha), como também distorceu algumas coisas “no meio do caminho”. Triste.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s