Uma história sobre o biscoito da sorte

Outro dia, remexendo minhas papeladas, achei uma historinha bem interessante sobre o biscoito da sorte:

Conta a lenda que o biscoito da sorte surgiu no fim do século XII, período em que Gengis Khan e seu exército mongol invadiam a China. Para enfrentar a horda inimiga, os chineses elaboraram um plano detalhado. Só havia um porém: descobrir um método seguro e eficaz de passar as instruções adiante, sem estas caírem em mãos erradas.

A solução para o impasse foi simples e genial: sabendo que os mongóis detestavam particularmente um item tradicional da culinária chinesa – determinado bolo em forma de meia-lua – os chineses apostaram na ideia de transmitir as informações aos seus generais colocando pequenos papéis com as instruções escondidos dentro desse bolo.

O resultado foi uma comunicação efetiva do exército e a vitória da China, com a subida da Dinastia Ming ao poder. Assim, para comemorar anualmente o sucesso de sua luta, os chineses passaram a trocar mensagens de felicitação da mesma forma usada anteriormente com o intercâmbio de dados secretos.

Anúncios

2 comentários sobre “Uma história sobre o biscoito da sorte

  1. Nossa, eu não conhecia a história da padeira de Aljubarrota! Adorei saber sobre isso! Acho até que vale um post aqui, pelo menos a gente ajuda a divulgar esse interessante episódio da história de Portugal! Obrigada pela dica.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s