Leitura | Crimes Cruzados (Nero Blanc)

Terminei ontem de ler Crimes Cruzados, o primeiro volume da série de aventuras do casal Belle Graham e Rosco Polycrates, criado por Nero Blanc.

Foi uma boa leitura de carnaval, eu gostei bastante. Tem aquele quê de engatar a leitura e de você não querer soltar mais até o fim, sabe como é? Isso é legal.

O enredo gira em torno do assassinato do bem-nascido Thompson Briephs, editor de palavras cruzadas do jornal Herald. Desconfiada, a mãe de Thompson, Sara, contrata o detetive particular Rosco Polycrates para conferir se o que aparentemente foi um ataque cardíaco não encobriu um assassinato qualificado.

Para chegar perto da verdade e decifrar as charadas dos cinco diagramas de palavras cruzadas que Briephs elaborou antes de morrer com pistas sobre o seu assassino (ops, olha o spoiler!), Rosco precisa da ajuda da editora de palavras cruzadas do jornal concorrente, o Evening Crier, a bela e inteligente Anabella Graham.

Bem, para gente como eu, que gosta de livrinhos de mistério e também adora uma palavra cruzada, essa série do Nero Blanc é uma ótima pedida para distrair as ideias, pois os livros são entremeados com diagramas desse tipo de passatempo que contêm pistas do mistério.

Crimes Cruzados tem uma trama que é melhor do que eu esperava que fosse, na verdade. Inclusive o clichê da atração que Rosco e Bella começam a sentir um pelo outro é até que bem administrado pelo fato de ela ser casada (com um egiptólogo que vive a maior parte do tempo no Egito, e não com a esposa nos EUA), o que tira um pouco da obviedade da coisa e dificulta ligeiramente a aproximação entre ambos. Eu só não gostei do que acontece com o marido de Belle no final. Achei que tudo ficou muito fácil, mas não vou estragar a surpresa de quem quiser ler o livro. Eu, assim que possível, vou atacar o volume dois, que se chama Vida Roubada.

Sobre o autor, vale contar que Nero Blanc, na realidade, é o pseudônimo do casal Steve Zettler e Cordelia Francis Biddle, que já escreviam separadamente (ela sobre ficção histórica e ele sobre thrillers internacionais) e que, fãs de palavras cruzadas, decidiram encarar esse projeto juntos. A série com Belle e Rosco já conta com sete livros publicados no Brasil pela Ediouro: Crimes Cruzados; Vida Roubada; Receita para a Morte; Piratas, Tesouros e Canibais; Até que a Morte os Separe; Conexão Caribe; e Pacto Sinistro. Em sebos, principalmente nos virtuais, é facinho comprá-los – e por precinhos bem legais.

Crimes Cruzados
Nero Blanc
Ediouro
302 páginas
Disponível apenas em sebos

Anúncios

3 comentários sobre “Leitura | Crimes Cruzados (Nero Blanc)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s