“Isso é Brasil”


Novo mês. E o tempo passa.

No ônibus, um homem termina de devorar uma espiga de milho, abre a janela e joga-a displicentemente em cima dos carros que passam ao lado da nossa condução. “Isso é Brasil”, é o primeiro pensamento que me vem à cabeça. Pode ser preconceituoso, eu sei, vou tentar falar um pouquinho mais sobre isso adiante.

Depois do expediente, saio quase duas horas depois do previsto e corro para Fnac, a fim de comprar ingressos para a Flip. Descubro que a mesa com Chico Buarque e Milton Hatoum teve seus ingressos (tanto para a tenda dos autores quanto para o telão) esgotados na manhã do primeiro dia de vendas. Uma pena. Mesmo assim, consegui coisas ótimas, como entradas para acompanhar as participações de Gay Talese, Antônio Lobo Antunes, Zuenir Ventura, Simon Schama, Cristovão Tezza, entre outros. Tudo telão, era só o que tinha.

Finalizo esse post contando aqui que a visão dos extremos é o que mais tem me chamado a atenção por onde passo. Enquanto a carcaça de uma espiga de milho devorada por um trabalhador voa pela janela de um ônibus sem a menor cerimônia, dondocas atravancam a fila da bilheteria da Fnac para escolher ingressos para Flip, rabiscando (à caneta, inclusive) a listagem da programação oferecida pelo atendente – também sem a menor cerimônia. Ambos os casos, cada um a seu modo, são o retrato do nosso país: pobre e rico ao mesmo tempo, mal-educado e inconsequente. Uma pena.

Anúncios

3 comentários sobre ““Isso é Brasil”

  1. Ola Erika!!!!Realmente uma pena não conseguirmos as mesas com chico!!!!Bjos e bom final de semana

  2. Viu? Viu?

    Depois o Millôr reclama que o brasileiro é o único povo que tem vergonha de encontrar outro brasileiro no estrangeiro.

    Mas nem todos são xiitas nesse país. Em lugar nenhum.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s