Ágora – Leitura de abril

Esse post tá bem atrasado, mas o que vale é o registro. A leitura que o Ágora escolheu para o mês de abril foi Dois Irmãos, do talentoso Milton Hatoum, um dos nomes mais importantes da nova geração da literatura brasileira.

Bem, essa leitura foi mais do que proveitosa para mim. Trata-se de uma narrativa bem estruturada, bem-cuidada, que dá até gosto de ler. Eu fui levada por essa prosa de personagens tão bem constituídos, em que o peso psicológico tem um valor inestimável. Dois Irmãos é uma história sobre as diversas faces que o amor e o ódio são capazes de assumir na trajetória de uma família.

Omar e Yaqub são gêmeos tão próximos pela questão do nascimento quanto distantes como o dia é da noite. Essas personalidades tão distintas são intermediadas pela forte influência da mãe, Zana, que manipula tudo e todos, inclusive o marido, Halim, e a outra filha, Rânia. Está o tempo todo nas mãos da matriarca – forte traço literário do pós-moderno, essa centralização na figura feminina – o destino dessa família, tão marcada pelo bem e pelo mal.

Eu fiquei angustiada lendo esse segundo livro do Milton Hatoum (a obra ganhou o Prêmio Jabuti como melhor romance do ano de 2001). Essa angústia foi parecida com a que me acometeu quando li Dom Casmurro, de Machado de Assis. Isso porque a mesma sombra da dúvida que paira o tempo todo sobre Bentinho e Capitu também se projeta sobre a paternidade do narrador de Dois Irmãos, Nael, filho de Domingas, a empregada que é o porto seguro da família de Zana. Imperdível.

4 comentários sobre “Ágora – Leitura de abril

  1. Também gostei bastante desse livro, mas não tanto quanto “O apanhador”. Estive pensando esses dias e, até agora, o livro do Salinger foi o que eu mais gostei!!
    Mas realmente, ainda acho que o avô é o pai do neto (hein?) hahahaha!
    E eu não tinha percebido sobre a importância da Domingas para a família toda…Realmente, eles eram dependentes da empregada! Curioso!!

    Beijoss

Deixe um comentário

