As mentiras que as pessoas contam

Notícia do UOL Educação mostra que duas em cada três pessoas mentem sobre seus hábitos de leitura. Vixe, que feio. Nunca fiz isso, não. Mas conheço gente que faz.

Aliás, aqui no Brasil (não sei como é lá fora, nunca estudei no exterior) esse é um hábito que se cultiva desde a escola, quando o povo começa a mentir na prova do livro, ou simplesmente pega um exemplar na biblioteca de classe (ainda existe isso?) e o devolve uma semana depois sem nem sequer ter aberto o coitado.

Segue a lista dos mais “lidos”:

1. “1984”, de George Orwell (42%)
2. “Guerra e Paz”, de Leon Tolstoi (31%)
3. “Ulisses”, de James Joyce (25%)
4. “Bíblia” (24%)
5. “Madame Bovary”, de Gustave Flaubert (16%)
6. “Uma Breve História do Tempo”, de Stephen Hawking (15%)
7. “Os Filhos da Meia-Noite”, de Salman Rushdie (14%)
8. “Em Busca do Tempo Perdido”, de Marcel Proust (9%)
9. “A Origem dos Meus Sonhos”, Barack Obama (6%)
10. “O Gene Egoísta”, de Richard Dawkins (6%)

Aiai… não li nenhum desses livros, embora algumas dessas obras estejam na minha listinha das “próximas”. Inclusive, 1984 está com um preço pra lá de salgado nas livrarias virtuais. Preço amargo, eu diria. Mas ainda vou chegar nele.

3 comentários sobre “As mentiras que as pessoas contam

  1. Oieee!!

    Eu tb quero ler 1984!!
    Dessa lista, eu li apenas Madame Bovary, mas daquela coleção de bolso. É bem legal, gostei bastante!

    Pois é, finalmente atualizei meu blog decentemente! =D

    Eu não vi Coraline tb =/ …Ando com tanta dó em pagar entrada inteira hahaha!

    Até sábado!

    Beijoss

  2. Eu li boa parte da Bíblia e um do Joyce, Dublinenses. De verdade!

    Agora, mentir sobre livros que leu? Já fiz isso. Disse que tinha lido O Capital, do Marx, pra impressionar um comunista ferrenho (e sexy). Mas na verdade só tinha lido o capítulo da mais-valia. Sabe o que aconteceu? Ele descobriu a mentira na hora, pois tinha lido inteiro e me pegou no pulo. Tentei explicar que tinha lido só alguns capítulos, mas já era tarde. Não consigo mentir bem. Depois dessa fria, nunca mais… hahaha! 😀

  3. Também quero ler 1984, mas concordo com você o preço está pra lá de salgado.

    Me disseram que “Mantenha o sistema” do mesmo autor também é muito bom.

Deixe um comentário

