Ágora – Leitura de janeiro (I)

Prossigo na leitura de O Evangelho Segundo Jesus Cristo, o primeiro livro escolhido pelo Ágora, o clube de leitura do qual estou participando. Embora a primeira reunião tenha ocorrido no último final de semana e eu não tenha finalizado a leitura, ainda consegui participar “relativamente” da discussão, que foi bastante proveitosa.

Falta um terço do livro para eu terminar. Mas já preciso registrar aqui que esse senhor aí ao lado é admirável. Por discorrer tão bem, de maneira tão bem fundamentada e sempre instigando tanto a reflexão sobre um assunto tão espinhoso – com o perdão do trocadilho – que é a religião.

Saramago fala de Jesus, de Deus e do Diabo com a maior naturalidade do planeta e considerando, acima de tudo, o quê de humanidade que existe em cada um deles.

É claro que o Bem e o Mal existem em regime de dependência, um dá sentido ao outro. Também assim eu vejo Deus e o Diabo. No percurso do amadurecimento de Jesus em seu livro, Saramago faz com que ele tenha contato “direto” com os dois, meio que mostrando “por A+B” que um “estágio” com um e com outro é mais do que necessário para a consolidação da magnitude da figura de Jesus, um misto de divino e humano.

Separei alguns trechos interessantes para postar aqui. Depois farei isso com mais calma.

Anúncios

3 comentários sobre “Ágora – Leitura de janeiro (I)

  1. A polêmica é forte, Nei. E, como não poderia deixar de ser, as opiniões ficam divididas. Reconheço que Saramago cumpriu bem a proposta, ainda que Bem e Mal, Deus e o Diabo, não existam de verdade. Abraço!

  2. Esse livro rende polêmicas mesmo, mas foi divertido encarar o desafio que foi essa leitura! E eu gostaria de poder voltar ao passado só para estar em Portugual na época de sua publicação para ver a reação dos religiosos mais conservadores! Porque humanizar Jesus é complicado, imagina a Deus!

    Beijoss

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s