Barack Obama é o homem mais poderoso do planeta

O novo dono da Casa Branca
O novo dono da Casa Branca

Ainda curtindo a felicidade da conclusão da pós e sentindo ainda os efeitos desagradáveis da virose que contraí, acordei feliz por estar de folga do trabalho e por poder acompanhar as repercussões da vitória de Barack Obama nas eleições americanas.

Sempre acho interessante quando algo realmente novo – como a eleição de um negro de nome e sobrenome não americanos à presidência dos EUA – acontece. Parece ser o prenúncio de novos ares e a renovação é muito importante – em tudo.

A ascensão de Obama soa como a continuação de um processo iniciado por Martin Luther King nos anos 60 e continuado por Malcom X, Rosa Parks e por Jesse Jackson posteriormente. Agora, 40 anos depois da morte de Luther King, 52% dos cidadãos americanos e muito mais de 300 delegados do colégio eleitoral norte-americano levam à Casa Branca um habilidoso político, de retórica admirável e inteligência acima da média para tentar tirar do buraco a maior potência das Américas.

O novo presidente tem pela frente desafios muito difíceis. Segundo o professor Bernardo Kocher, da Universidade Federal Fluminense, a saúde pública americana está em péssimo estado; a má-distribuição de renda precisa de reformas urgentes, que influenciem uma maior igualdade civil;  é necessário também rever as diretrizes do exército do país e reavaliar questões delicadas, como o embargo cubano por exemplo.

Barack Hussein Obama tem raízes quenianas e teve padrasto muçulmano. Tem uma tia que vive ilegalmente nos Estados Unidos e, com esse histórico, talvez olhe mais para a questão dos imigrantes ilegais em solo americano do que o seu antecessor.

Enfim, considero o momento histórico. Os Estados Unidos têm uma população negra de cerca de 15% apenas. Ou seja, Obama foi eleito pelos brancos majoritariamente. Na sede de uma mudança que se faz mais do que necessária e que tem um contexto muito mais complicado do que a crise de 1929, contra a qual o New Deal de Roosevelt conseguiu reerguer o país. Mas, naquela época, os Estados Unidos era o grande credor do planeta; hoje, são os grandes devedores do mundo.

Quero acompanhar esse novo governo e, dada a grande inclinação para atentados e assassinatos a líderes norte-americanos, espero que Obama sobreviva para fazer o governo que o mundo necessita que ele faça e que o abacaxi não sobre para o vice, Joe Biden, sobre o qual o pouco que li (sua omissão no caso David Goldman) já me decepcionou.

Boa sorte para Obama; boa sorte para nós!

Anúncios

6 comentários sobre “Barack Obama é o homem mais poderoso do planeta

  1. Uma grande mudança mesmo, vamos ver o quais serão os frutos do governo do Obama!

    Muitas pessoas comentaram comigo sobre possíveis atentados ao novo presidente dos EUA, será?? (Será que o Lobato escreve algo sobre isso no livro dele?? Vamos ver se ele acerta?? rsrsrs)

    Beijoss

  2. Olha, Karina, não sei, mas estou cada vez mais curiosa por ler “O Presidente Negro”. Acho que não vou resistir e acabarei fazendo uma comprinha em alguma livraria virtual…

  3. Achei muito bom ele ter ganho a política, sou mestiça e neta de Africano, os negros no passado foram massacrados,mais com essa vitória mostra superação, um fato muito importante ter ele como presidente,parece eté um sonho,fiquei muito feliz porque o presidente ajudaré nosso povo!

  4. Estou muito alegre,pois me parece um homem muito bom e se importará com a nação, principalmente com o nosso povo que foram injustiçados por serem pobres e negros no passado, talvez assim quebra algumas barreiras sempre torcir para ele para ajudar a população mais carente, desejo que ele seje sempre o melhor!

  5. Sim, Adaildes, a vitória de Obama marca o início de uma nova fase. Mas é certo também que a cor do novo presidente traz à tona novamente a problemática do racismo, infelizmente, ainda tão presente na sociedade mundial de hoje. Vamos ver como o homem atual consegue administrar (e quem sabe superar) essa questão.

  6. Vamos vê, acho que vai ser bom e já está acontecendouma reviravolta, principalmente o mundo político é misto, tem variedades de personalidades e ainda resta para nos um mundo de esperança, é a ultima que morre é a esperança de um mundo melhor!Gostaria mesmo que acontecesse uma reforma política, em todos os países e que não houvesse mais injustiças e nem a fome no mundo,agradeço a Deus por ter colocado muitos políticos bons no poder, e apezar de ainda existir tantas desigualdades…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s