Caos Calmo

Enredo é baseado em livro
Enredo é baseado em livro

Depois de uma sexta-feira estressante na redação, parti, junto com as meninas, para uma seção de cinema com a idéia de tentar não enlouquecer com as doideiras do trabalho. Fui sem nenhum compromisso, a não ser o de relaxar um pouco.

O filme escolhido foi o italiano Caos Calmo, baseado no livro de Sandro Veronesi e estrelado pelo talentoso ator-cineasta Nani Moretti.Eu já disse anteriormente aqui que sou leiga em termos de cinema e, portanto, esse é o primeiro filme italiano de que me lembro de ter assistido. E não me arrependi. Pelo contrário, gostei muito.

Ultimamente, os filmes fora do circuito hollywoodiano são os que mais têm me agradado. A trama de Caos Calmo traz a lógica e o ritmo europeus – que, diga-se, são muito mais interessantes do que seus pares americanos.

Pietro (Moretti), após salvar uma mulher que se afogava na praia, volta para casa e descobre que sua esposa havia morrido momentos antes, subitamente. A ele, resta enfrentar o caos da perda e administrar – da maneira mais calma possível – o choque de sua única filha, Cláudia, de 10 anos.

Pai e filha depois da perda
Pai e filha depois da perda

A partir daí, chama a atenção a maneira pela qual Pietro adapta toda a sua rotina para não se distanciar de Cláudia – ficando o dia todo sentado no banco da praça em frente à escola da filha, para a qual acena durante o intervalo da aula; participando de conversas com as mães de outros alunos – tudo isso enquanto elabora mentalmente listas e listas de banalidades, cuja principal função parece ser a de distanciá-lo dos conflitos presentes. Vale tudo: a lista das companhias aéreas pelas quais já viajou; os endereços nos quais já morou; dos lugares aos quais não voltará mais; até, finalmente, a das coisas as quais não agüentou ver, culminando com a imagem de sua mulher morta em meio a fatias de melão.

Pesquisando na internet, pude ler várias críticas sobre Caos Calmo e me espantou saber que muitas pessoas têm ido assistir ao filme por causa da elevada importância que Dom Nicoló Anselmi, bispo da pastoral dos jovens na Itália, deu à única cena de sexo do filme. É uma pena que o público esteja se mobilizando por causa de alguns minutos de pura sacanagem, é verdade, mas é preciso considerar que a trama é muito mais do que isso. E que vale a pena assisti-la independentemente do sexo. Aliás, é triste saber que tem gente que precisa pagar ingresso de cinema para ver esse tipo de coisa…
3 comentários sobre “Caos Calmo

  1. Esse foi o terceiro filme italiano que eu vi! Particularmente, acho muito engraçadas as cenas em que eles estão xingando, pois os italianos são conhecidos por serem enérgicos e não é a toa! rsrsrs

    Agora fiquei curiosa com essas críticas, vou pesquisar depois também…Não acredito que as pessoas se prenderam somente por causa da cena de sexo que, apesar de ser bem ousada (para usar um termo sútil haha), ao meu ver ficou em segundo, terceiro, quarto plano diante do enredo principal.

    As listas foram outras cenas hilárias e ainda deu um certo humor negro à morte da esposa, porque “sua mulher morta em meio a fatias de melão” é engraçado…Ou eu que tenho um humor mórbido também? Ah, sei lá!

    O fato é que “Caos Calmo” é um filme que vale super a pena o ingresso pago!

    Beijosss

  2. É, Karina, eu acho que o humor negro deve fazer parte da coisa, sim. Talvez seja até um recurso para não permitir que o enredo caia no dramalhão que é tão batido.

    Também acho que o filme vale o ingresso! Beijo.

  3. Érika,

    “Caos Calmo” estreou esse final de semana aqui na Freguesia (Campinas). Fiquei com muita vontade de ver, devo fazer isso na segunda ou terça-feira. Gosto da delicadeza de Moretti. Depois comento.

    Abraços,

    Fernando.

Deixe um comentário

