Gata em Teto de Zinco Quente

Brick x Maggie
Drama de Tennessee Williams: Brick x Maggie

Peguei ontem à noite algo imperdível na TCM: a exibição de um dos meus filmes mais que prediletos: Gata em Teto de Zinco Quente. Adaptado da obra teatral de Tennessee Williams, esse longa-metragem tem Paul Newman e Elizabeth Taylor em excelente forma e em atuações memoráveis.

A dinâmica do filme é bem diferente da convencional. A ação toda se desenrola praticamente em apenas um ambiente: o quarto que o casal ocupa na casa da rica família (o pai de Brick é um milionário à beira da morte que reúne filhos, noras e netos para a comemoração de seus 65 anos).

Brick (Newman) e Maggie (Taylor) estão em crise no casamento e aí entram os tabus que Tennessee Williams tão bem conseguiu explorar na sociedade americana da década de 1960: a falta de um herdeiro para “brigar” pela farta herança em via de liberação com a morte do patriarca da família e a razão mais profunda que culmina na rejeição que Brick passa a sentir por Maggie: a morte prematura do melhor amigo de Brick, Skipper, que era homossexual. A interferência de Maggie na amizade entre ambos e o conseqüente suicídio de Skipper fazem com que Brick (que tenta o tempo todo administrar a indignação pela descoberta sobre seu amigo) passe a rejeitar Maggie, mesmo amando-a loucamente.

O forte de Gata em Teto de Zinco Quente é o poder dos diálogos e a maneira como eles tocam nesses assuntos espinhosos para a típica sociedade hipócrita. É pela conversa entre os personagens que toda a trama se revela para o espectador, sem necessidade de flash-backs, por exemplo, oferecendo as dimensões da profundidade de composição dos personagens e entre o que se é verdadeiramente e o que se quer ser. Imperdível!

Anúncios

2 comentários sobre “Gata em Teto de Zinco Quente

  1. Putz, Elisita, eu não assisti a esse com o Marlon Brando… Hahaha, precisamos “bater no liquidificador” os nossos conhecimentos sobre as adaptações da obra de Tenesse Williams!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s