Voltando a Getúlio Vargas…

Capa do livro do Cony
Capa do livro do Cony

Finalizei, nesta semana, o terceiro dos quatro livros que selecionei para a leitura de base do meu trabalho final da pós. Quem matou Vargas é produto de uma exaustiva pesquisa que o jornalista Carlos Heitor Cony fez a respeito da vida e da carreira política de Getúlio Vargas (personagem central do meu estudo).

 Um fato curioso aparece logo de cara, na leitura do prefácio do livro, em que Cony diz abertamente que nunca simpatizou com Getúlio, mas, ao finalizar o trabalho de pesquisa, precisava reconhecer que sua opinião havia mudado radicalmente.

Em linguagem fluida, agradável, Cony ficciona alguns momentos da vida de Vargas e reconstitui, por conta própria, outros instantes da trajetória do presidente mais famoso de nossa história.

Gostei bastante. Além de enriquecedora, acho que a principal contribuição dessa leitura para a base do meu trabalho foi a possibilidade de análise do episódio do Atentado da Rua Toneleros pela ótica que inclui forte participação da CIA (por baixo dos panos, claro!), com o objetivo não de assassinar o jornalista Carlos Lacerda, mas o próprio major Rubens Vaz – que efetivamente foi morto na ação. A idéia, nesse caso, seria colocar as forças armadas contra Getúlio (e isso aconteceu de fato) e abrir caminho para a derrocada de seu governo. Eles só não contavam que Vargas “sairia da vida e entraria para a história” em grande estilo.

Agora, Boris Fausto me espera com Getúlio Vargas, o Poder e o Sorriso. Mas isso é assunto para mais adiante. 
2 comentários sobre “Voltando a Getúlio Vargas…

  1. Oiee!

    Mudança total em questão de horas!
    Esse template ficou bem legal, gostei das cores e do formato do post!

    O livro parece bem interessante! (E eu nem gosto de história…rsrs)
    Mas é mais uma leitura pós-tcc!

    Beijoss

  2. Vc viu, menina! Nem eu cri que consegui pôr ordem na casa! Fiquei bem contente com isso.
    Quanto ao livro, quando quiser eu te empresto. Tem algumas anotações a lápis, mas espero que não se importe. bjo.

Deixe um comentário

