O maior espetáculo da Terra

 
Bem, de acordo com as estimativas de audiências internacionais, o evento que leva o título desse post é a Copa do Mundo. Porém, IMHO, o maior espetáculo do planeta é a Olimpíada. Gosto muitíssimo de futebol e costumo acompanhar freneticamente o maior torneio desse esporte a cada quatro anos, mas confesso que a Olimpíada “me toca” muito mais. E não sei explicar ao certo o porquê disso.

Pequim 2008 tem um “sabor” especial para mim. Eu cresci acompanhando Olimpíadas ao longo dessas décadas – herança familiar, mesmo, já que, em casa, todos são fissurados por esportes, principalmente os amadores. Mas acho que, agora, as coisas fazem mais sentido para mim, pois estou crescida, aproveito melhor o que assisto e consigo captar também as nuances de comportamento. Não é porque se trata de esporte que não haja nada mais do que isso em uma megacompetição como essa.

Acho interessantíssimo, sim, conhecer atletas de outros países, saber mais sobre determinados esportes (assisto a absolutamento tudo o que posso quando estou em casa, sem brincadeira!) e, principalmente, torcer. Grito, pulo, vibro, e todo o meu “lado atleta” (que sempre foi uma negação, diga-se de passagem) dá a sua melhor contribuição à delegação brasileira: o tão famoso apoio moral!!

Sobre a edição de 2008, especificamente, acho que, por vários motivos, essa Olimpíada marcará muito. Pelo drama dos atletas da Georgia, pelas novas marcas e recordes – fala-se, inclusive, em uma geração de superatletas em Pequim, muito superiores aos campeões olímpicos de Sydney –, pelo esforço chinês em fazer com que seu país pareça “normal” aos olhos do Ocidente, enfim, por vários fatores que vão muito além do esporte em si.

Deixe um comentário

