Um lugar para os heróis do Brasil

Comprei hoje, nos Correios, a coleção de selos comemorativos do Panteão da Pátria e da Liberdade do Brasil. Eu já tinha lido a respeito da iniciativa de lançarem os selos com os dez heróis registrados no Panteão na edição deste mês da Aventuras na História.  

O interessante é que essa notícia não apenas me deu vontade de comprar os selinhos, como também de pesquisar, é claro, a respeito do tal panteão. Minha ignorância é surpreendente 🙂 Eu simplesmente não sabia da existência de um lugar reservado à homenagem dos que entraram para a história nacional por contribuições dignas de nota.

Em linhas gerais, o Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves foi inaugurado em 7 de Setembro de 1986, com patrocínio da Fundação Bradesco, e tem esse nome por causa da comoção causada pela morte de Tancredo Neves, o primeiro presidente eleito já na fase democrática da política brasileira. Lá, os dez heróis já registrados têm seus nomes e respectivas biografias gravadas no Livro de Aço do Panteão. São eles:

– Dom Pedro I;

– Marechal Deodoro da Fonseca;

– Duque de Caxias;

– Almirante Barroso;

– Almirante Tamandaré;

– José Bonifácio de Andrada e Silva;

– Alberto Santos Dumont;

– Zumbi dos Palmares;

– Tiradentes;

– Plácido de Castro.

Pelo que andei lendo a respeito, já há outros nomes esperando para serem gravados no Livro de Aço do Panteão. Gente como Chico Mendes, Frei Caneca, entre outros. Interessante. Agora, estou lendo a respeito dos heróis dos selos. Confesso que não sei, por exemplo, quem foi Plácido de Castro. Santa ignorância, Batman!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s