Blindness – Ensaio sobre a cegueira

blindnessQuando li Ensaio sobre a cegueira, no ano passado, eu ainda não tinha esse blog. Na verdade, essa leitura foi obrigatória para uma das disciplinas do meu curso – eu não leria Saramago espontaneamente. Hoje, eu me arrependo desse pré-conceito em relação ao autor português.

A trama de Ensaio sobre a cegueira é simplesmente impressionante. Confesso que esse livro mexeu muito comigo, principalmente por mostrar, de maneira tão contundente, os limites da civilidade. Dá medo pensar que o homem é realmente capaz de fazer tudo o que Saramago conta em seu livro. E é justamente por isso que a leitura vale tanto a pena: o momento de consciência reflexiva que ele oferece é muito precioso.

Ontem, tive a oportunidade de ver, em vários telejornais, o diretor Fernando Meirelles e o elenco escalado do filme no Festival de Cannes, divulgando o longa-metragem baseado na obra de Saramago. O mais engraçado é que, durante a leitura, eu sempre pensava comigo mesma que a atriz que pegasse o papel da protagonista teria todo o potencial para pegar a estatueta do Oscar. Trata-se de uma personagem muito forte, muito rica, surpreendente. Não importava quem fosse a atriz, sempre pensei que a protagonista de Ensaio sobre a cegueira era uma porta aberta para Oscar. Meirelles escolheu Julianne Moore para o papel. E ontem, depois da primeira exibição do longa em Cannes, todos já começaram a dizer que a corrida pelo Oscar começou com a bela atuação de Julianne. Acho que eu estava certa…

2 comentários sobre “Blindness – Ensaio sobre a cegueira

  1. Eu quero tanto ver esse filme…
    Não li o livro ainda.
    Por que o pré-conceito com o Saramago? Adoro uma leitura portuguesa. ;0)

  2. Nunca fui com a cara do Saramago, Elisita. Não que ele esteja ligando para isso, mas nunca tive muita paciência para as polêmicas e as jogadas de marketing que sempre envolviam os livros e as declarações dele. Mas “Ensaio sobre a cegueira” é um livro bacana, a despeito das afetações de seu autor. Beijo.

Deixe um comentário

