O dia em que conheci Lygia Fagundes Telles…

lygia01… pessoalmente! Sim, meu Deus, quando eu poderia imaginar que teria a chance de ficar frente a frente com essa mulher grandiosa? Ainda mal consigo acreditar que essa honra me foi concedida ontem à noite, no Sesc Pinheiros, em uma palestra para tratar da obra do inigualável Machado de Assis. Bem, bem, o que mais eu poderia querer: Lygia falando de Machado. Êxtase total.

Você pode estar imaginando que é algo totalmente absurdo ficar tão feliz por causa de uma palestra de literatura. Não no meu caso, graças a Deus! Sou, sim, fascinada pelo mundo das letras e não poderia deixar de ficar no mínimo emocionada em um evento como esse.

Fora a tensão de ficar esperando os convidados entrarem no auditório (eu não tinha convite – as entradas foram esgotadas em velocidade mais rápida que a de um piscar de olhos!) e a ansiedade de saber se eu teria realmente a chance de ver e ouvir Lygia, tudo foi maravilhoso. E o que presenciei foi uma mulher de força de espírito invejável discorrer – com bom humor, inteligência e uma gama impressionante de referências intertextuais – sobre uma das obras maiores de Machado de Assis: Dom Casmurro.

Maravilhoso. Simples assim. Uma oportunidade que potencializou mil vezes a felicidade que senti quando conheci pessoalmente o também fabuloso Milton Hatoum – algo que ainda não contei aqui, mas é assunto para outro post. Afinal, Lygia é Lygia e essa dupla Lygia & Machado deve e merece reinar sozinha em um post aqui, neste humilde bloguinho.

Em tempo: muitos, muitos obrigadas a minha amiga Patrícia K., que viabilizou essa chance única para mim!

3 comentários sobre “O dia em que conheci Lygia Fagundes Telles…

  1. Oi, Luiz Carlos! Vou remover, então, o seu comentário anterior, assim você poderá refazê-lo, ok?

    Um abraço,

    Erika

Deixe um comentário

