Miss Edith e seu Tio

miss_edithMiss Edith e seu Tio foi, efetivamente, a primeira leitura que concluí em 2008. Trata-se de um conto bem interessante escrito por Lima Barreto. Uma leitura agradável e espantosamente atual.A versão que li foi a ilustrada em quadrinhos pela editora Escala Educacional. Tive a oportunidade de asssitir, no final de novembro do ano passado, a uma palestra com o artista responsável pela adaptação e a ilustração dessa obra de Lima Barreto, Jô Fevereiro, e achei bem interessante a idéia da coleção – sim, Miss Edith e seu Tio faz parte de uma coleção de obras brasileiras ilustradas em quadrinhos pela editora.

Eu me considero uma leitora “aposentada” de quadrinhos que, de vez em quando, volta à ativa. E, nessa ocasião, voltei para conferir esse projeto da Escala Educacional. O mais legal de tudo é que fiquei com uma idéia bem positiva. E já li A Cartomante (Machado de Assis), A Nova Califórnia (Lima Barreto), Uns Braços (Machado de Assis), O Homem que Sabia Javanês (Lima Barreto) e, mais recentemente, Miss Edith e seu Tio.

As adaptações são bem cuidadosas. Algumas dessas obras eu já havia lido no original, então ficou mais fácil estabelecer um parâmetro. Porém, Miss Edith e seu Tio eu ainda não conhecia e posso dizer que gostei bastante da leitura. O conto leva muito em conta, em seu enredo, a hipocrisia da sociedade brasileira do início do século XX e também a “síndrome de inferioridade” que o povo cultiva a respeito de si próprio. Vale a pena a leitura.

Anúncios

Um comentário sobre “Miss Edith e seu Tio

  1. Sabe, o Lima Barreto está entre os meus preferidos e, uma vez, uma professora de português me anulou uma questão da prova porque eu mencionei “Os Bruzundangas” e ela disse que o livro não existia. Claro que eu comprei o livro e levei pra ela… hohohoho!
    Ficou com a cara no chão, estúpida! Por que não pesquisou antes de dar “um errado” pra uma fã de LB?
    Não li esse, Erikita. Empreste para mim depois? Tenho dois livros ainda para ler.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s