O Clã das Adagas Voadoras

Capa do DVD
Capa do DVD

Meu contato com as obras do fantástico Zhang Yimou tem se estreitado ultimamente. Isso, é claro, por força da inevitável admiração que se cria ao se assistir produções como “Herói”, “O Clã das Adagas Voadoras” e “A Maldição da Flor Dourada”, por exemplo.

Como estou escrevendo uma resenha sobre “O Clã…” para a revista onde trabalho, tenho pesquisado bastante nesses últimos dias sobre os símbolos, o capricho, a técnica que Yimou costuma pôr em seus trabalhos. Minha conclusão é uma só: fascinação. Trata-se de um diretor, roteirista e pesquisador de extremo talento, grande competência e criatividade.

E, como não poderia deixar de ser, “O Clã…” é uma obra-prima. E cheia de segredos, muito mais profundos que a bela escolha de cores, figurinos, montagem de cenas e, é claro, as batalhas mais impossíveis e absurdamente bonitas. Um filme que vale a pena assistir e, depois, se questionar sobre o que fazer quando o amor se sobrepõe a um objetivo maior e até que ponto vai o altruísmo de uma pessoa. Recomendo.

2 comentários sobre “O Clã das Adagas Voadoras

  1. Erikita, adoro filmes chineses. E essa paixão vem de longe, ainda quando o Ang Lee filmava em Hong Kong e Chow Yun Fat era um ícone de ação oriental.
    Mas tenho que admitir: o que mais gosto no Clã das Adagas Voadoras é a presença hipnótica de Takeshi Kaneshiro – para mim, o oriental mais lindo que já surgiu nas telonas.
    Mudando de assunto, preciso falar com você: vou fazer a pré-pesquisa e textos para um guia novo sobre o bairro da Liberdade. Quero dar umas curiosidades (que tal um amolador de espadas samurai ou venda de trajes para sumô?). Será que você me dá umas dicas?
    Beijos.

Deixe um comentário

