Leitura | Uma ideia toda azul

Eu estava à procura de uma leitura diferente, para mudar de “ares” e descansar um pouco dos livros do mestrado. Achei esse pequeno volume de Marina Colasanti na minha escrivaninha e pronto! Foi leitura para uma noite.

Uma ideia toda azul é um livro com dez contos de temáticas semelhantes: reis, princesas, criaturas mitológicas e fantasia. Tudo escrito de forma bem sintética – os contos não chegam a três páginas cada um – e com bastante sensibilidade.

Eu me lembrava de ter lido um conto apaixonante de Marina Colasanti certa vez em uma edição da revista Cláudia. Achei muito bacana, mas eu era uma adolescente e, depois disso, só fui ler um texto dela no meu curso de especialização. Foi nesse período que comprei Uma ideia toda azul, mas o livro entrou “na fila das leituras” e só saiu agora.

Chama a atenção a maneira com a qual a autora conta as histórias. Todas muito fantasiosas e cheias de reflexões, de lições. É o caso de ler cada conto e pensar sobre ele pelo menos alguns instantes antes de partir para o próximo, celebrando a delicadeza da narrativa, a bela construção dos personagens e os finais nem sempre felizes, mas muito nobres. Integram o livro os seguintes contos:

- “O último rei”

- “Além do bastidor”

- “Por duas asas de veludo”

- “Um espinho de marfim”

- “Uma ideia toda azul”

- “Entre as folhas verdes de O”

- “Fio após fio”

- “A primeira só”

- “Sete anos e mais sete”

- “As notícias e o mel”

As ilustrações – todas feitas pela autora – também são uma atração à parte. Marina, que estudou na Escola Nacional de Belas Artes, dá uma amostra de seu talento a cada conto, com traços nada delicados, mas cheios de movimento.

O livro venceu o Grande Prêmio da Crítica de Literatura Infantil da APCA em 1979 e também foi escolhido pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil o melhor para o jovem no mesmo ano.

Uma ideia toda azul
Marina Colasanti
Global editora
65 páginas
R$ 15,00

2 comentários sobre “Leitura | Uma ideia toda azul

  1. n entendi nada dessse livro e estou procurando o resumo de por duas asas de veludo,uma idéia toda azul,fio após fio,a primeira só e as notícias e o mel

Deixe um comentário

